A reunião do Ecossistema de Inovação de Bauru, realizada nesta quarta-feira (14), no coworking das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), discutiu a integração do Poder Público com as instituições de ensino - públicas e privadas - do município.
“O encontro abriu espaços para conexões de empresas atreladas a iniciativa privada para com os agentes atuantes e apontou a necessidade de mapeamento de algumas ações estratégicas que oportunizaram benefícios às empresas atuantes no município”, detalhou o Professor Guilherme de Andrade Ussuna, head de inovação da FIB.
O ecossistema de inovação é composto pelas instituições privadas de ensino de Bauru; pela Unesp; pelo Instituto Federal; pela Fatec; pelo Senai; pelo Hub de Inovação Conq; pela Sanduíche Valley, comunidade de startups da cidade; por empresas privadas e pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon).
“Essa iniciativa estimula a interação entre diversos setores da sociedade e a Instituição de Ensino Superior exerce papel fundamental cooperando nas mais diversas áreas”, salientou a Profa. Dra. Tatiene Coelho, coordenadora dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Gestão de Recursos Humanos da FIB.
A união de diversos setores para promover desenvolvimento tecnológico de Bauru também deve estimular a qualificação para o mercado de trabalho. “O funcionamento de um centro de inovação agrega valor na formação de talentos e mentes inovadoras, mão de obra qualificada, diferencial competitivo e criação de negócios”, acrescentou Profa. Dra. Tatiene.