Nosso bate-papo não poderia ter acontecido em lugar mais representativo. Marcamos nosso encontro no dia 25 de abril, tarde ensolarada, no ginásio Duduzão. Tive o prazer de receber as duas coordenadoras de Educação Física das Faculdades Integradas de Bauru, FIB, as professoras Jorgeta Zogheib Milanezi e Juliana Martins Pereira. O motivo foi bastante justo, falar sobre o aniversário de 15 anos do curso.
Alguns fatores contextuais colaboraram para a formação desta graduação, no ano de 2002. De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), a legislação possibilita duas vertentes de formação: licenciatura e bacharelado , instituídos pelo Conselho Nacional de Educação por meio da Resolução 1, de 18 de fevereiro de 2002. Para a Educação Física, isso significava que os alunos que pretendiam atuar como professores na Educação Básica deveriam procurar um curso de licenciatura, e para aqueles que desejassem trabalhar em demais nichos do mercado específico da Educação Física, deveriam procurar cursos superiores de bacharelado.
Outro acontecimento que contou para a abertura do curso, conforme explicado pela professora Juliana, se deve ao fato de que até 1998 não era necessário ter nível superior em Educação Física para atuação como técnico esportivo, somente para trabalhar em escolas. Mas naquele ano houve a regulamentação da profissão, o que aumentou a procura pelo faculdade.
Desafios
A professora Jorgeta Milanezi recebeu a importante missão de coordenar a graduação. “Eu me aposentei como professora da Unesp e então recebi o convite para vir para cá, no começo tive muito colegas que se colocaram à disposição para me ajudar e isso foi muito bacana, trouxe amigos da Unesp e meus ex-alunos que se destacaram e fui chamando para dar aula”, conta a coordenadora.
No primeiro ano, grande parte das aulas práticas eram realizadas em ambientes fora do campus, mas em 2003 a FIB iniciou a implantação da infraestrutura demandada pelo curso, como o ginásio e as quadras. Atualmente, a maioria das as aulas ocorre dentro das instalações da faculdade. Sobre o corpo docente, a coordenadora destaca: “Desde o início já existia a preocupação em contratar professores que realmente dominavam o conteúdo e que buscassem se titular, e o resultado é que hoje todos os docentes do nosso curso são mestres e doutores”, lembra Jorgeta. Já a licenciatura em Educação Física foi instuída na FIB em 2010 para formar profissionais habilitados para a área escolar.
Juliana Pereira é professora do curso desde 2002, então recém-formada e estreante no mestrado, e em 2014 passou a dividir a coordenação com a professora Jorgeta. “Naquele ano a demanda do curso tinha aumentado muito, com um número grande de alunos, então a “Jô” [Jorgeta] precisava de alguém que trabalhasse junto e eu comecei a ajudar e estou aqui até hoje”, conta Juliana.
Celebração
Sobre ter acompanhado mais de uma década de evolução e crescimento do curso, Jorgeta, com lágrimas no rosto, afirma: “Para mim é a maior alegria, tenho uma verdadeira paixão pela Educação Física. Eu percebi que a gente tinha uma missão, levar a Educação Física para que as pessoas entendessem que a saúde é importante, que o curso é muito importante”, enfatiza.
Os 15 anos do curso de Educação Física da FIB serão celebrados em um jantar no buffet Comissaria no dia 27 de maio às 20h30. “Queremos reencontrar nossos ex-alunos, ex-professores, alunos atuais e toda a comunidade FIB para festejar”, avisa Jorgeta. “Nós também queremos mostrar para os nossos alunos toda a história que o curso teve e que eles não fazem ideia”, complementa Juliana.
Os convites para o jantar custam R$100,00 e podem ser comprados no Marketing da FIB ou com a coordenação do curso.
Serviço:
Jantar comemorativo da Educação Física
Data: 27 de maio, às 20h30
Local: buffet Comissaria. Rua Agenor Meira 11-58
Convites: R$100,00 no Maketing da FIB ou com coordenação.
Mais informações: (14) 2109 62 06
__
Produção: Selma Miranda
Fotos: Bruno Rossi