A VI edição da Feira do Empreendedor Rural foi realizada nas Faculdades Integradas de Bauru, FIB, no dia 20 de maio. A previsão, pelo segundo ano consecutivo, era de muita chuva, mas o sábado começou com tempo firme e a Feira cumpriu seu objetivo de fortalecer e desenvolver o agronegócio na região de Bauru, além de ser uma opção de lazer gratuita e educativa para o público da cidade.
O evento contou com áreas demonstrativas de diversas culturas em fase produtiva (milho e girassol, cevada, triticale, aveia branca e aveia preta batata doce, tomate rasteiro e tomate semiestaqueado vagem e quiabo, nova cultivar de batata inglesa e cebola, alho, entre outras), bem como de área para exposição de marcas e serviços relacionados à cadeia do agronegócio.
Como parte da programação, ocorreram dinâmicas, apresentação das empresas do setor rural, demonstrações de tecnologias para o campo e um concurso de invenções de baixo custo para o campo.
Durante toda a Feira, professores e alunos dos cursos da área de saúde da FIB realizaram dosagem de glicemia e tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), auriculoterapia e também orientação nutricional.
No quiosque da Faculdade, foi servido um delicioso almoço (queima do alho: arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca de carne seca e churrasco), além de espetinhos, bebidas e sobremesas.
Fortalecimento do setor rural
A Feira, organizada pelos alunos do curso de Agronomia da Faculdade, trata-se de uma oportunidade para a apresentação, treinamento e capacitação dos recursos humanos. Além de estimular e promover a realização de negócios por meio da apresentação e exposição de empresas fornecedoras de equipamentos, produtos, tecnologias, insumos e serviços para agricultura, pecuária, e demais setores da cadeia que abrangem a produção animal e vegetal.
O evento reuniu empresas e instituições da área, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI- órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Sebrae-SP e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Veja a reportagem que a TV Unesp fez sobre o evento aqui.