Facebook Pixel Fallback

FIB promove campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea





O curso de Biomedicina das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) realiza, nesta terça-feira (12), mais uma edição da campanha “Aluno Sangue Bom”, projeto de extensão vinculado à disciplina de Banco de Sangue e Hemoterapia. A ação, promovida em parceria com o Hemonúcleo Regional de Jaú – Fundação Amaral Carvalho, acontece das 18h30 às 20h30, no Laboratório de Análises Clínicas, localizado no piso inferior do Bloco A do campus da instituição.

 A campanha tem dois focos principais: a doação de sangue e o cadastro de voluntários interessados em doar medula óssea. Para participar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No caso do cadastro para doação de medula óssea, o público-alvo são pessoas com mais de 18 anos.

A iniciativa busca contribuir para o abastecimento dos estoques do Hemonúcleo Regional de Jaú e ampliar o número de potenciais doadores de medula, beneficiando pacientes que dependem de transfusões, transplantes e outros procedimentos médicos complexos.

O projeto de extensão “Aluno Sangue Bom” também envolve estudantes do curso de Biomedicina, que atuam em diferentes frentes, desde o apoio técnico na coleta das bolsas de sangue até a mobilização e orientação da comunidade acadêmica e do público externo.

Para participar da campanha de doação de sangue, é necessário atender a alguns critérios básicos: ter entre 18 e 65 anos — com a possibilidade de doação para jovens de 16 e 17 anos, desde que acompanhados por um responsável legal munido de documento com foto —; pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde, como não apresentar sintomas de gripe ou resfriado. A doação não deve ser feita em jejum, e após refeições mais pesadas é necessário aguardar pelo menos duas horas (evitar alimentos gordurosos no dia da doação).

Algumas condições de saúde ou situações recentes exigem um intervalo antes da doação. Pessoas que tiveram Covid-19 com sintomas ou diagnóstico confirmado devem aguardar 10 dias após a recuperação completa; no caso de assintomáticos com teste positivo, o intervalo é contado a partir da data do exame. Aqueles que tiveram contato com casos positivos devem esperar sete dias. Já para quem teve dengue comum, o prazo é de 30 dias, enquanto casos de dengue grave exigem 180 dias após a recuperação.

Também há recomendações específicas relacionadas a procedimentos médicos e uso de medicamentos. O uso de antibióticos ou anti-inflamatórios requer avaliação de cada caso. Gestantes não podem doar, assim como pessoas com doenças como Chagas, Sífilis ou HIV. No caso de lactantes, poderão doar após 12 meses do parto. Quem possui tatuagem, piercing ou micropigmentação de sobrancelhas deve aguardar um ano após ter feito o procedimento.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (14) 2109-6200



(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2025 - Todos os direitos reservados

Criado Por: