
O Professor Doutor Camilo Stangherlim Ferraresi, coordenador do curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), concluiu recentemente o pós-doutorado em Direito na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. A pesquisa, realizada entre 2023 e 2025, foi desenvolvida sob a orientação da Professora Doutora Isabel Celeste Fonseca e teve como tema central a interface entre o Direito Urbanístico e os Direitos Humanos, com enfoque no direito à cidade e no papel das Cidades Inteligentes (Smart Cities) como espaços de inclusão e cidadania.
"O pós-doutorado é uma etapa de aperfeiçoamento acadêmico voltada à consolidação da trajetória de pesquisa e produção científica de um doutor. Não se trata de um novo grau acadêmico, mas de uma experiência de investigação avançada, que permite ao pesquisador desenvolver projetos inovadores, aprofundar teorias e contribuir com a produção de conhecimento em sua área de atuação. É um momento de amadurecimento intelectual e de ampliação das conexões acadêmicas, especialmente no cenário internacional", explica o coordenador do curso de Direito da FIB.
O trabalho foi avaliado por uma banca composta pela Professora Doutora Joana Covelo de Abreu (Universidade do Minho - Portugal) e pelo Professor Doutor Angelo Giuseppe Orofino (LUM - Itália). "A experiência internacional permitiu não apenas aprofundar a pesquisa, mas também trocar perspectivas jurídicas e sociais em um contexto europeu", afirma.
Além da docência e da coordenação na FIB, o Pós-doutor Camilo Stangherlim Ferraresi atua, ainda, como Investigador Doutor no JusGov - Escola de Direito da Universidade do Minho, onde desenvolve estudos nas áreas de Direito à Cidade, Smart Cities, Direitos Humanos, Direito e Tecnologia e Filosofia do Direito, e destaca a importância da nova titulação.
"É um marco importante na minha trajetória acadêmica e profissional. É o reconhecimento de um percurso de pesquisa comprometido com a justiça social, com a efetivação dos direitos humanos no espaço urbano e a utilização da tecnologia a serviço da humanidade. Para o curso de Direito da FIB, o pós-doutorado reforça um de nossos principais diferenciais: a formação humanística, voltada aos direitos humanos e o estímulo ao desenvolvimento da pesquisa científica na área do Direito. O aprofundamento no tema do Direito à cidade e as Cidades Inteligentes (Smart Cities) contribui diretamente para enriquecer o debate em sala de aula, fortalecer o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa, e inspirar os estudantes a compreenderem o Direito como instrumento de transformação social", enfatiza.