Realizada desde 2019, a Oficina de Metodologia Jurídica é uma atividade tradicional do curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Ministrada pela Profa. Dra. Maria Cláudia Zaratini Maia, o objetivo é orientar os estudantes sobre como participar da Jornada Científica e despertar o interesse pela pesquisa acadêmica como ferramenta essencial para a formação jurídica.
Durante a oficina, os alunos podem tirar dúvidas, reforçar seus conhecimentos sobre metodologia científica e compreender de que forma a pesquisa contribui para a prática no campo do Direito.
"A pesquisa é fundamental para o Direito porque estimula o pensamento crítico, a reflexão sobre a realidade social e a construção de soluções inovadoras para os desafios jurídicos contemporâneos; aproxima o estudante da produção de conhecimento, favorecendo sua autonomia intelectual e preparando-o para atuar de forma mais consciente e responsável como futuro profissional do Direito", destaca a Profa. Dra. Maria Cláudia Zaratini Maia.
Para a docente, atividades como a elaboração de resumos científicos e a participação em eventos científicos incentivam o diálogo com outras áreas e fortalecem a formação humanista e crítica que deve caracterizar o profissional do Direito.
"A pesquisa está presente em diferentes momentos do curso de Direito da FIB, se manifesta nas atividades de extensão, como a Semana de Direitos Humanos, no incentivo constante à participação dos estudantes na Jornada Científica e, de forma mais estruturada, na elaboração da Monografia Jurídica. Dessa forma, o aluno é estimulado, desde o início da graduação, a desenvolver o olhar investigativo e a compreender a importância da pesquisa para a prática jurídica e para a formação acadêmica", detalha.
E a Jornada Científica contribui para a pesquisa ao incentivar os estudantes a divulgar seus trabalhos, trocar experiências e refletir sobre o papel da ciência na construção do conhecimento. "É um espaço que valoriza a pesquisa acadêmica e estimula o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como a escrita científica, a argumentação e a comunicação dos resultados das pesquisas", enfatiza a Profa. Dra. Maria Cláudia Zaratini Maia.