
As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) serão sede de um dos mais relevantes encontros acadêmicos da área jurídica, o VIII Seminário Internacional de Direito Atual (VIII SINDA), que acontecerá nos dias 27 e 28 de março de 2026. O evento acontecerá em modalidade híbrida, reunindo pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e do exterior.
O seminário é promovido em cooperação com o IBEROJUR (Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos), entidade internacional dedicada à produção e difusão do conhecimento jurídico no espaço ibero-americano. A iniciativa conta com patrocínio da Reitoria da FIB e integra o conjunto de ações institucionais voltadas ao fortalecimento da pesquisa, da internacionalização acadêmica e da produção científica qualificada.
Edital aberto para submissão de trabalhos
O edital para submissão de artigos já está disponível, convidando pesquisadores, docentes e discentes a apresentarem seus estudos. As orientações completas (guidelines para autores) e o regulamento podem ser consultados nos links oficiais:
- Submissões e informações do evento: https://eventos.iberojur.com/evento/viii-sinda/
- Edital e normas para autores: https://eventos.iberojur.com/edital-guideline-for-authors/
Os trabalhos aprovados poderão integrar o Livro europeu indexado (artigos completos), além do Livro de Resumos, ampliando a visibilidade acadêmica dos autores em âmbito internacional. Estudantes de graduação contam com condições especiais de participação, reforçando o incentivo à iniciação científica e à inserção precoce na produção acadêmica.
Podem submeter trabalhos alunos de todas as áreas de graduação da FIB e outras instituições, além de pesquisadores graduados, respeitando os temas descritos no edital.
Internacionalização e incentivo à pesquisa
A realização do VIII SINDA ratifica o comprometimento da FIB com a pesquisa científica, a produção intelectual de qualidade e a internacionalização do ensino superior. Ao sediar um evento de caráter internacional, a instituição amplia o diálogo entre diferentes sistemas jurídicos, estimula o intercâmbio de ideias e fortalece a formação crítica de seus alunos.
"A participação em eventos como o SINDA representa uma oportunidade estratégica para estudantes, professores e pesquisadores divulgarem suas pesquisas, consolidarem currículos acadêmicos e integrarem redes internacionais de pesquisa", pontua o Prof. Dr. Camilo Stangherlim Ferraresi, coordenador do Curso de Direito da FIB.
Com essa iniciativa, a FIB fortifica seu propósito institucional de incentivar a pesquisa, produzir conhecimento e formar profissionais preparados para os desafios contemporâneos do Direito, conectando o cenário local ao debate jurídico global.