
Inspirada em uma tradição da École des Beaux-Arts, na França, a Charrette Week promovida pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) proporciona uma experiência intensiva que aproxima os estudantes da realidade do mercado de arquitetura e urbanismo. Este ano, o evento será realizado entre os dias 22 e 28 de abril, e propõe uma jornada imersiva de criação, colaboração e desenvolvimento de projetos.
O termo “charrette” tem origem no modelo de ensino francês, no qual alunos de arquitetura trabalhavam intensamente até os momentos finais para concluir seus projetos, muitas vezes recolhidos em carrinhos, as chamadas “charrettes”. Hoje, o conceito representa um método dinâmico e colaborativo de aprendizado, amplamente adotado em ambientes acadêmicos e profissionais.
Na prática, a Charrette Week do curso de Arquitetura e Urbanismo da FIB traduz essa essência ao possibilitar aos estudantes terem uma vivência completa, baseada em desafios que serão encontrados no mercado. Durante sete dias, os participantes trabalham em equipe no desenvolvimento de soluções arquitetônicas, com acompanhamento próximo de professores e foco na aplicação prática do conhecimento.
Essa iniciativa mostra como a FIB está focada no que o mercado realmente busca. O curso de Arquitetura e Urbanismo une teoria e prática, incentivando a criatividade e o pensamento crítico para resolver problemas reais desde o primeiro semestre.
Além de incentivar o trabalho colaborativo, a Charrette Week também contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como gestão de tempo, tomada de decisão e apresentação de projetos, competências cada vez mais valorizadas no setor.
A proposta do evento é preparar os futuros arquitetos para atuarem com segurança e inovação em um mercado competitivo, aproximando-os de experiências que simulam o dia a dia da profissão. Mais informações sobre o evento através do telefone e whatsapp (14) 2109-6200.