Com base em princípios e normas técnicas, o profissional contábil é aquele que possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários e organizacionais para conduzir as conclusões da lógica contábil de uma empresa.
Mas você sabia que para exercer a profissão, o recém-formado deve prestar o Exame de Suficiência da Classe Contábil? A prova é obrigatória desde 2011. Para se inscrever, é preciso ter concluído o curso ou estar no último ano da graduação em Ciências Contábeis.
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, o exame tem por objetivo comprovar conhecimentos médios, consoante com os conteúdos programáticos desenvolvidos no decorrer do curso. A prova é composta por 50 questões objetivas e é considerado aprovado o examinando que acertar, no mínimo, 50% do total das questões, ou seja, 25 pontos.
No dia 26 de março, alunos do quarto ano e outros que se formaram em 2016 pelo curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) foram submetidos ao 1° Exame de Suficiência de 2017. Em 08 de maio foi divulgado o resultado da avaliação e os alunos da FIB tiveram um desempenho bastante positivo, segundo o coordenador de Ciências Contábeis Adilson Leandro Esnolde. “Esse exame é de importância extrema para qualquer profissional de contabilidade, tivemos aprovação de 90%, um número expressivo já que o percentual de reprovação dessa edição do exame de suficiência foi de aproximadamente 75%”, avalia o docente.
Parabéns aos alunos e egressos da FIB aprovados no 1° Exame de Suficiência de 2017.
Alexandre Cesar Tayar
Aline Camargo
Beatriz Miki Takemura
Camila Colacino Souza
Flavia Capriolli Marutani Frederico
Giulia de Andrade Mascher
Ilze Silva Gomes
Kaique Pollicarpo Pereira
Leticia Cardoso de Souza