Neste sábado (26), alunos de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) terão uma experiência diferenciada de mercado com cliente real. Liderados pelos professores Paulo Nascimento, Carina Nascimento e Angélica Santini-coordenadora dos Cursos- a FIB realiza evento diferenciado na cidade, a Maratona Criativa.
O evento surgiu do anseio dos professores em permitir que os alunos, ainda na faculdade, conheçam na prática a dinâmica do mercado publicitário. O objetivo da Maratona Criativa é oferecer ao aluno uma visão do ambiente publicitário, a partir do desenvolvimento de uma campanha que atenda aos objetivos de comunicação de um cliente real.
O cliente escolhido é a Disbauto, concessionária da Ford, que lançará nesse sábado seu novo utilitário, a Eco Sport 2018, em nível nacional. A escolha da concessionária se deu pela parceira que o curso de Publicidade tem com agências de Bauru e região, em especial com a agência House Criativa, das proprietárias Ester Parreira e Elisangela Parreira Barduzzi, que realizam a gestão da conta publicitária da Disbauto há mais de três anos.
Como vai funcionar a Maratona Criativa
A Maratona será realizada na própria FIB com duração de 24h, onde os alunos de Publicidade e Propaganda em parceria com o Curso de Produção Audiovisual, serão divididos em equipes de no máximo 7 integrantes. No início da Maratona, às 8h do dia 26, eles receberam o briefing na faculdade e se deslocarão até a Disbauto para realizarem uma pesquisa de observação com os clientes e captarem mais informações para o desenvolvimento das estratégias de campanha.
Além dessas informações a serem coletadas, os alunos participarao do Test Drive da Eco Sport 2018, para aumentar suas experiências com o produto que deverão comunicar. Às 11h, após coleta de briefing e pesquisa, os alunos retornarão à FIB e ficarão até as 8h da manhã de domingo (27) para desenvolverem e finalizarem a campanha. Nesse período de 24 horas, os alunos se organizarão em esquema de ‘acampamento’ no interior da faculdade para que os mesmos cumpram o deadline do cliente. Às 11h da manhã do domingo, as equipes apresentarão a campanha para o júri, composto pelas Diretoras de Planejamento, Criação e Executiva de Contas da agência House Criativa e Gerente de Marketing da Disbauto. O grupo vencedor será premiado e a campanha utilizada pela concessionária Disbauto
Resultados esperados
Os professores do curso acreditam que esse evento será uma oportunidade exclusiva para os alunos realizarem novos contatos e parcerias profissionais, potencializar seus portfólios e conciliarem teoria e prática apresentadas em sala de aula ao longo do curso. “O grande diferencial da FIB é permitir que os alunos conheçam verdadeiramente o mercado publicitário por meio de experiências diferenciadas como essa. Acreditamos que isso facilita e orienta a escolha de qual área desejam atuar. Temos muitos ex-alunos atuantes no mercado de comunicação em agências de publicidade, departamentos de marketing, veículos e até mesmo com o seu próprio negócio”, afirma Angélica Santini, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual da FIB.