Em comemoração ao Outubro Rosa e ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita (comemorado no terceiro sábado do mês de outubro de cada ano), as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) realizarão durante todo o mês testes rápidos de triagem da Sífilis. A ação é voltada principalmente para mulheres e pessoas que tenham tido relação sexual desprotegida.
A sífilis é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível causada pela bactéria chamada de Treponema Pallidum. Pode apresentar diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Os principiais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa, já o terceiro estágio, pode não apresentar sintomas e, por isso, a falsa impressão de cura da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, a sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada. Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias. Caso ocorra em grávidas, poderá causar aborto/natimorto ou má - formação do feto.
“É importante a participação das mulheres nesta importante ação que conta com o apoio dos profissionais habilitados e alunos do quarto ano do curso, que realizarão os procedimentos com seguridade, competência e precisão dos diagnósticos”, explica a coordenadora de Biomedicina da FIB, professora Ana Paula Battochio.
Todos os públicos podem se submeter ao exame, principalmente mulheres e pessoas que tenham tido relação sexual desprotegida. Os testes serão realizados no Laboratório de Análises Clínicas da FIB (bloco A) de 03 a 31 de outubro (de terça à sexta-feira), das 15h às 22h. O resultado do exame é liberado após 15 minutos, e em casos positivos, o indivíduo será encaminhado para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Serviço
Testes rápidos para triagem da Sífilis
Data: de 03 a 31 de outubro (de terça a sexta) das 15h às 22h.
Loca: Laboratório de Análises Clínicas. Bloco A da FIB. Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz.
Informações: (14) 2109 62 06 ou pelo e-mail biomedicina@fibbauru.br