Na manhã deste sábado (03), todas as turmas do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) participaram do “Dia de Campo Coopercitrus –Soja”.
O consultor de grãos da Coopercitrus, Pablo de Carvalho Lopes, relatou aos alunos o desempenho de cada variedade de soja plantada na área experimental da FIB em 13 de novembro do ano passado.
Foram plantadas em uma área de 1040m2 oito variedade de soja -todas transgênicas- das marcas Monsoy (M) e Tropical Melhoramento e Genética (TMG):
1- M 5947 IPRO ( sementes com tecnologia IPRO tornam a cultivar resistente a lagartas e tolerante ao herbicida glifosato).
2- M 6210 IPRO.
3- M 6410 IPPRO.
4- M 6952 IPRO.
5- M 7739 IPRO.
6- TMG 7062 IPRO.
7- TMG 7063 IPRO.
8- TMG 7067 IPRO.
O objetivo do plantio dessas variedades foi analisar o potencial de um solo considerado ruim para o cultivo de soja, como o solo de Bauru. Após a colheita as sementes serão analisadas e pesadas.
Sobre os resultados, a variedade M 6952 IPRO se destacou, visto que a cultivar foi a que mais cresceu entre as demais. “Ela foi a que melhor se adaptou na região, e vai melhor no solo de baixa fertilidade”, explica o especialista Pablo de Carvalho. “A planta não tem sinal de doenças e apresenta média produtividade”, complementa.
Com a análise dos resultados, é possível mostrar ao produtor rural as sementes de soja mais indicadas para o plantio na região de Bauru.
Parceria
As Faculdades Integradas de Bauru (FIB), em parceria com a Coopercitrus (cooperativa de produtores rurais), instalou em sua área experimental um campo de cultivo com oito variedades de soja com o objetivo de difundir novidades tecnológicas, apresentar soluções sustentáveis de desenvolvimento dessa cultura na região de Bauru, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e contribuir para o aumento da rentabilidade e da produtividade agrícola.
No dia 28 de fevereiro, a conclusão do cultivo foi apresentada na FIB por Paulo Henrique Officiati, do departamento de produção de sementes da Coopercitrus. A atividade contou com a presença de pesquisadores, produtores, instituições de ensino e de pesquisa ligadas ao desenvolvimento agrícola e também representantes das empresas Dupont, Stoller e Kimberlit. Como na data os alunos de Agronomia da FIB não puderam participar, o evento foi realizado novamente em 03 de março com o comparecimento dos estudantes.