“Participar de um evento renomado e apresentar um projeto que vem sendo desenvolvido desde o primeiro ano foi muito bom”, afirma Diego Primolan- aluno do 7° termo do curso de Design.
“Foi um desafio, fiquei muito empolgado para apresentar o projeto. O resultado foi gratificante, a gente se empenhou tanto”, conta Tomás Gushiken Paulozzi, formado em Design em 2017.
Os relatos acima avaliam a experiência de participar da Mostra Jovens Designers. De acordo com os organizadores, o evento é voltado para alunos de design de produto, moda e gráfico de todo o Brasil. O objetivo é difundir o conceito do design e estimular o talento de estudantes, dando-lhes oportunidade de apresentar os seus projetos, inclusive, com o intuito de promovê-los profissionalmente.
Na última quinta-feira (22/03), seis alunos de Design das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) expuseram seus projetos na VI Mostra Jovens Designers, realizado na biblioteca do parque Villa Lobos, localizado no bairro Alto de Pinheiros, São Paulo (SP).
Os projetos
Na ocasião, Daniella Dota de Sá, formada pela FIB em 2017, apresentou o dispositivo “Animalcare”, um suporte lúdico- que pode ter a forma de diferentes animais- para a bolsa de soro de crianças em tratamento no ambiente hospitalar. Trabalho orientado pela professora Susy Ribeiro Amantini.
Já os alunos do 7° termo Diego Primolan e Kaique Gama exibiram um produto concebido a partir do conceito de design universal. Os estudantes criaram um cabo utilizado na limpeza geral, bem como nos ambientes de difícil acesso. O cabo universal pode ser encaixado em diferentes modelos de vassoura e de rodo e contribuirá diretamente para amenizar a carga e o esforço típico resultante da atividade de limpeza. Trabalho orientado pela professora Jacqueline de Castro.
Eduardo Hirosse Pirilo e Tomás Gushiken Paulozzi, formados em 2017, apresentaram ao público da Mostra o jogo de tabuleiro “Tamahagane”. O jogo tem como pano de fundo o sistema feudal japonês, com o propósito de transmitir conhecimento sobre o oriente, visto que no Brasil prevalece uma visão histórica que tem o continente europeu como centro dos acontecimentos. Trabalho orientado pelo professor Nicholas Bruggner Grassi.
“What’s Death?!” (o que é a morte?, em tradução livre) Esse é o nome de uma animação criada pelo aluno recém-formado Guilherme Bispo da Silva. Ele desenvolveu um episódio piloto de uma animação com estilo “Cartoon”, que tem como ponto central da história a questão da morte e/ou perda. Com tal temática, Guilherme quis mostrar ao espectador que a morte nada mais é do que um processo natural da vida. Trabalho orientado pelo professor Douglas Daniel Pereira.
A coordenadora do curso de Design, Susy Amantini, e a coordenadora da pós-graduação em Design de Interiores, Jacqueline de Castro (ambas da FIB), foram as responsáveis por mediar a sessão de apresentação dos projetos.
"A importância para esses alunos é fantástica, porque a conferência conta com a percepção dos outros trabalhos de outras instituições”, avalia Jacqueline Castro. “ Então eles conseguem entender o quão é rico o envio de projetos para concursos e conseguem perceber que a visualização não é só local e sim alcança raios maiores”, complementa a professora.