“Que alegria, ainda não acredito, não foi fácil, mas eu fiz uma aposta bem sucedida”, conta Gabriel Rodrigues da Silva, aluno do 2° ano de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Já o colega de turma do estudante, Guilherme Fernando Muro, avalia: “Participar foi fundamental e muito enriquecedor”, afirma. “Estou muito feliz, todas as noites sem dormir valeram a pena, sei que estou no caminho”, diz emocionada Ana Paula Rodrigues Souza, aluna do 2° ano de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (UNIP).
Os três acadêmicos foram os vencedores da 1ª edição do “Concurso de Ideias para os Arquitetos do Futuro”. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta terça-feira (10) na FIB e contou com a presença de alunos, professores e profissionais da área.
Cinco projetos finalistas foram julgados pela comissão formada por Rafael Pinoti, do escritório Gruta. A; Alan de Freitas, do escritório Ubá Arquitetura; Yumi Tanabe, da Vitta Construtora, Victor Berbel Monteiro, da AUÁ Arquitetos e Laís Bim Romero, da Associação Alphaville Bauru. Os integrantes são registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e não possuem vínculos com instituições de ensino superior.
O evento teve início às 19h30 e os membros da comissão julgadora compartilharam com os presentes suas trajetórias acadêmicas e profissionais na área da arquitetura. Logo após, os envelopes com o parecer de cada jurado foram entregues à professora da FIB Paula Valéria Coiado Chamma. Cada projeto foi avaliado em uma ficha com um código de identificação para garantir o anonimato dos concorrentes.
Venceram o concurso os estudantes Gabriel Rodrigues da Silva (FIB) e Guilherme Fernando Muro (FIB)- empatados em 1° lugar- e Ana Paula Rodrigues Souza (UNIP), que levou o 2° lugar.
Os trabalhos
Sobre seu projeto, Gabriel conta que idealizou uma habitação para estudantes universitários, com uso de bambu e container. Já Guilherme, após vários estudos, segundo ele, projetou uma contrução que promovia um diálogo entre a forma do terreno e da casa, com aplicação de placas fotovoltaicas e captação de água pluvial. A aposta de Ana Paula foi na simplicidade, mas com emprego de materiais recicláveis, como pneu, telhado verde e horta doméstica.
Os alunos que conquistaram o 1° lugar foram contemplados com uma viagem didática organizada pela Arquitravel Turismo- Agência especializada em viagens de Arquitetura- que terá como destino uma cidade histórica de Minas Gerais ou Curitiba. O voucher foi entregue pela proprietária da agência Bruna Martins Nogueira Costa. Já o 2° lugar recebeu uma caixinha de som da Tektron, representada no evento pelo diretor da empresa Marcelo Tavares.
Sobre a realização da primeira edição do concurso, a profa. Dra. Paula Valéria Coiado Chamma avalia: “A ação foi muito positiva por ser uma atividade além da sala de aula e foi muito bom contar com a participação de alunos de outras instituições”, diz. “E aguardem, pois teremos uma segunda edição do concurso esse ano”, destaca a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FIB.
O concurso
As inscrições para a 1ª edição do “Concurso de Ideias para os Arquitetos do Futuro” começaram em dezembro de 2017. Com o tema “Casa Inova”, a competição tem como objetivo escolher a melhor proposta para um projeto habitacional com tecnologia e inovação.
O concurso, gratuito, convida alunos do 1º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas de Bauru a enviarem seus projetos de acordo com as diretrizes apontadas no edital.
A disputa é organizada pela profa. Dra. Paula Valéria Coiado Chamma, com apoio da Tektron e patrocínio da Arquitravel Turismo.