Na manhã deste sábado (05), a turma do 1° ano de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) realizou a colheita de centenas de quilos de mandioca da variedade IAC 576-70.
A espécie foi plantada na área experimental da faculdade em junho de 2017, em uma área de 360 metros quadrados. O cultivo foi realizado em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)- órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Além da colheita, os calouros preparam a parte da rama destinada ao plantio. “Nosso objetivo principal aqui é poder fornecer para os agricultores mudas de boa qualidade, a mandioca é uma consequência”, explica Sergio Mitsuo Ishicava, engenheiro agrônomo da CATI. “Essas mudas serão acondicionadas e distribuídas para os agricultores que cultivam a mandioca na nossa região”, afirma o Sérgio.
A área plantada na FIB produziu cerca de 1400 quilos do vegetal. “Na terça-feira , a equipe do Mesa Brasil SESC virá buscar a mandioca colhida e doar para uma entidade assistencial aqui de Bauru, conta a coordenadora do curso de Agronomia da FIB, professora Evelize Saraiva David. “A ação de hoje marca uma das atividades do trote solidário aqui da FIB”, complementa a coordenadora.