Em 11 e 12 de julho, as Faculdades Integradas de Bauru sediaram um dos maiores eventos de design da América Latina, o Encontro Nacional de Estudantes de Design (N Design).
Nesses dias, a FIB recebeu alunos de diversas regiões do país, que participaram de atividades como oficinas, palestras e mesas-redondas. Um dos destaques do evento foi a presença do curador da Mostra Jovens Designers e da Tok&Stok, Auresnede Pires Stephan (conhecido como Eddy). Ele ministrou palestra no dia 11 sobre o Design brasileiro, desde a década de 1960 até o momento, com suas variações e importâncias de Norte a Sul.
O Encontro Nacional de Estudantes de Design acontece todo ano desde 1991. Trata-se de um evento itinerante, que ocorre em uma cidade diferente a cada ano, sem fins lucrativos e que conta com a presença de estudantes de todo o Brasil.
O N Design tem o propósito de integrar a comunidade acadêmica e profissional da área, de maneira a expandir o repertório, conhecimento e networking dos envolvidos, além de reunir o movimento estudantil.
Em 2018, em sua 28ª edição, o evento foi realizado de 07 a 14 de junho em Bauru- nos dias 11 e 12 na FIB e nos demais dias no campus da Unesp. Organizado por estudantes de Design da Unesp de Bauru, em parceria com a FIB, essa edição ganhou o nome de N(ovo), que de acordo com os organizadores reflete uma proposta de evento com formato inovador.
A coordenadora do curso de Design da FIB, professora Susy Amantini, e a coordenadora da pós-graduação em Design de Interiores, Jacqueline de Castro, integraram a comissão organizadora do N. “Nenhuma instituição particular do interior jamais participou de um evento com esse porte”, destaca Jacqueline. “É o maior evento de Design do país referente à graduação, complementa a docente.
Jovens Designers x N Desigin
Desde o dia 20 de junho, esta aberta para visitação na FIB a “Mostra Jovens Designers”. A exposição, montada em quatro containers, é composta por 36 Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes de Design- de Moda, Gráfico e de Produto- de dez estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco), contabilizando 34 instituições de ensino.
Bauru foi a primeira cidade do interior paulista a receber o evento, que percorre principalmente as capitais do país.
De acordo Maricí Vila, diretora da Origem Produções, a exposição veio a Bauru justamente pelo fato de a cidade sediar um dos maiores eventos da área na América Latina, o N Design.
A exposição continua aberta para visitação até 20 de julho, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na FIB.