Nos dias 03 e 04 de setembro, alunos do 3°, 4° e 5° ano de Direito das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) tiveram a oportunidade de conhecer os aspectos teóricos e práticos da atividade de conciliação realizada pela Justiça do Trabalho de Bauru.
No dia 03, às 19h30, os estudantes e docentes do curso participaram de uma palestra com o juiz do Trabalho de Bauru Dr. Edson da Silva Júnior. Ele é coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT) e idealizador do projeto "Aprendendo a conciliar com o Cejusc-JT”. Na ocasião, o magistrado veio à FIB para falar sobre a importância dos acadêmicos aprenderem a cultura da conciliação desde a faculdade.
No dia seguinte, com especial didática e atenção dos servidores do Cejusc e do Dr. Edson, os estudantes puderam acompanhar os trabalhos nas audiências de conciliação da Justiça do Trabalho de Bauru- localizada na rua Antônio Cintra Junior, no jardim Cruzeiro do Sul.
“A parceria possibilita aos alunos a vivência de experiências reais de conciliação como método alternativo de solução de conflito e a compreensão da cultura da composição, do diálogo, como forma de solução de controvérsias de modo democrático”, explica o coordenador do curso de Direito da FIB, professor Camilo Stangherlim Ferraresi. “Além disso, permite que os alunos tenham uma aproximação do dia a dia judicial e o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional do direito”, complementa o docente.