“O farmacêutico? É aquele que fica atrás do balcão”. Essa é a primeira ideia que muitas pessoas têm sobre a rotina profissional dos graduados em Farmácia.
Mas estamos aqui para te mostrar que o campo de trabalho deste especialista é dos mais amplos e conta com um mercado aquecido e com alta empregabilidade.
Você sabia que o Conselho Federal de Farmácia regulamenta 135 áreas para atuação do farmacêutico?
Ele pode trabalhar, por exemplo, com toxicologia forense, análises clínicas, cosmetologia e com pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos.
O Brasil é hoje o sexto maior mercado farmacêutico do mundo. Os analistas de economia são unânimes ao projetar uma expansão ainda maior para o setor.
Esse "boom" da indústria farmacêuticas se deve, entre outras coisas, ao aumento da expectativa de vida no país, a uma maior preocupação do brasileiro com a saúde, investimentos em biotecnologia e crescimento no mercado de genéricos.
E para completar a lista de atrativos, de acordo com uma pesquisa do portal Terra, Farmácia é a 4ª carreira mais bem remunerada da área da saúde.
TOP FIVE da Farmácia na FIB
No Brasil, a carreira de farmacêutico é regulamentada e para o exercício da profissão é exigido diploma de bacharel em Farmácia, além de registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do estado.
Em 2013, as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) receberam seus primeiros alunos Farmácia. No decorrer dos anos, o curso tornou-se referência na região.
Separamos abaixo os principais diferenciais que explicam a excelência deste curso em nossa instituição:
5- Por compreender a realidade de trabalho de seus alunos, a maioria dos estágios ocorrem à noite.
4- O curso é conveniado com hospitais, drogarias e UBSs para facilitar o processo de estágio.
3- O curso de Farmácia da FIB foi avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (4). Os conceitos vão de 1 a 5, com critérios objetivos que analisam a qualidade e a excelência dos cursos.
2- Corpo Docente qualificado e com experiência nas áreas específicas.
1- Único curso da região a contar com uma Farmácia Escola (inaugurada em 2017) construída com bases em todas as normas técnicas exigidas. O espaço conta com: consultório farmacêutico, áreas de produção de medicamentos, setor de paramentação, almoxarifado, laboratório de Sólidos e Pesagem, de Homeopatia, Dermocosméticos, e laboratório de Controle de Qualidade- com equipamentos que permitem assegurar a eficácia do medicamento em relação à sua produção.
Saiba mais sobre o curso de Farmácia da FIB aqui.