A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realiza desde 2005 a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
Promovida pela ABMES, a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social fomentadas pelas instituições ao longo do ano.
As instituições participantes que comprovam a realização das ações são certificadas pela ABMES com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, o qual atesta preocupação e comprometimento com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.
Em 2018, as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) participaram da ação ao cadastrar e relatar no site da Campanha as atividades do projeto “FIB Adolescente” realizadas no ano passado. “O Selo é um reconhecimento do trabalho social realizado pela FIB com o projeto FIB Adolescente nos últimos quatro anos”, avalia a diretora acadêmica da FIB, Chiara Ranieri. “Essa certificação fortalece e incentiva a IES a desenvolver e a implantar novas iniciativas dessa natureza, feitas com investimento e acima de tudo, com a sensibilidade e comprometimento da própria comunidade acadêmica da FIB", complementa a diretora.
Concurso de Vídeos
As faculdades que integram a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular também podem participar do Concurso Silvio Tendler de Vídeos. Ele foi instituído em 2007 pela ABMES como forma de registrar as ações promovidas pelas instituições.
A FIB é uma das concorrentes do concurso na categoria Vídeo Institucional, com um filme do projeto FIB Adolescente (assista ao vídeo aqui).
A disputa entregará quatro prêmios de R$ 2,5 mil nas seguintes categorias: Documentário, Cobertura Jornalística, Vídeo Institucional e Videoclipe. O anúncio dos vencedores será em maio de 2019 .
O projeto
O FIB Adolescente foi criado em 2004 e tem como principal objetivo prestar assistência ao usuário entre 11 e 19 anos de idade nos aspectos físicos, psicológicos e sociais. O projeto busca valorizar a biografia, a troca de experiências, conhecimentos e sabedorias entre os membros do grupo. “A proposta é contribuir para estilos de vida saudável, geração de renda e a diminuição dos riscos próprios desta faixa etária”, explica a coordenadora do projeto, professora Amanda Vitória Zorzi Segalla.
As inscrições para o projeto costumam ocorrer no início de cada semestre letivo. Uma equipe multiprofissional de alunos e professores da FIB são os responsáveis por desenvolver, no campus da faculdade, atividades como judô, esportes coletivos, atendimento postural, técnicas de desenho, cuidados faciais, educação nutricional, aulas práticas de farmácia, horta doméstica, elaboração de projetos arquitetônicos, orientação vocacional, informática básica, primeiros socorros e doenças sexualmente transmissíveis.