Desde o dia 1° de fevereiro deste ano, dois docentes do curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) foram designados para presidir comissões da 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sediada em Bauru.
O professor e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da FIB, César Augusto Micheli, irá presidir a Comissão da Advocacia Docente.
“Dentre os objetivos dessa Comissão, o que se busca precipuamente é uma interatividade maior e troca de experiências entre os advogados docentes das várias instituições de ensino em Bauru, trocando informações e experiências que contribuirão para o aprimoramento profissional dos Advogados que também exercem a docência”, explica César, que é também coordenador do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (SAJu) da FIB.
Já o professor Tales Manoel Lima Vialogo, especialista em Direito Empresarial e mestre em Direito, irá comandar a Comissão de Exame da Ordem. Compete a ela organizar, efetivar e fiscalizar os Exames da Ordem na subseção de Bauru. O presidente da comissão deve cumprir e fazer cumprir os provimentos e instruções do Conselho Federal da OAB, baixando, quando necessário, instruções complementares.
“Em todos os exames realizados em nossa região deverá haver a fiscalização da Comissão da OAB, cabendo ao presidente acompanhar pessoalmente, e também através de representantes por ele nomeados, os trabalhos realizados pelas instituições responsáveis pela elaboração e aplicação das provas”, completa Tales.
OAB Bauru sob nova gestão
Vale lembrar que em eleição realizada em 29 de novembro de 2018, a Dra. Márcia Negrisoli Fernandez Polettini foi eleita para comandar a Subseção Bauru da OAB no período entre 2019 e 2021. A presidenta é a responsável por nomear os titulares de cada comissão.
De acordo com o professor e advogado César Micheli, as comissões da OAB possuem por objetivos atender de forma especializada às demandas de seguimentos da advocacia e também da sociedade, bem como algumas comissões, por meio de seu presidente e membros, também passam a fazer parte de alguns organismos da administração pública municipal, com o objetivo de colaborar nas demandas de cada um.