Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (celebrado em 08 de março), a Dra. Márcia Negrisoli Fernandez Polettini esteve nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), na noite desta segunda-feira (11/03), para ministrar a palestra “Mulheres no Direito e igualdade de gênero”.
Em eleição realizada em 29 de novembro de 2018, a Dra. Márcia tornou-se a 1ª mulher eleita para comandar a Subseção Bauru da OAB, no período entre 2019 e 2021.
Com uma plateia formada por alunos do 1°, 2° e 3° anos do curso de Direito da FIB, a presidenta destacou os marcos da história do movimento feminista no Brasil, como o direito ao voto, igualdade de direitos civis e a lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). Márcia também ressaltou a importância do empoderamento feminino e da representatividade das mulheres na disputa por cargos políticos.
A mesa de debates foi integrada pelas docentes da FIB Fabiola Pereira Soares, Rossana Teresa Curioni Mergulhão, Claudia Fernanda De Aguiar Pereira e Maria Claudia Maia.
“A formatação do evento foi planejada de modo a ser todo executado por professoras, com a finalidade de atribuir sentido ao Dia da Mulher como um processo constante de luta por igualdade e reconhecimento de direitos”, explica o coordenador do curso de Direito da FIB, professor Camilo Stangherlim Ferraresi.
Simulado de Exame de Ordem
Também na noite desta segunda, alunos do 4° e 5° anos do curso de Direito realizaram um simulado da 1ª fase do Exame de Ordem da OAB.
A prova, com 80 questões de múltipla escolha, foi aplicada na FIB, com início às 19h e término às 22h30.
De acordo com o professor Tales Manoel Lima Vialôgo, “a atividade é uma forma dos alunos se preparam para concursos e para o Exame de Ordem, em um simulado com o mesmo grau de dificuldade da prova aplicada pela FGV”.
“Na FIB, o Trabalho de Conclusão de Curso deve ser feito no 4°ano, porque no 5° a prioridade é que o aluno se prepare para o exame e o simulado colabora nesse processo”, complementa o professor .
O simulado foi confeccionado pela instituição Damásio Educacional e segue a metodologia do exame da OAB.
Um dos acadêmicos do 5° ano que realizou o simulado será contemplado, por meio de sorteio, com uma bolsa para o curso preparatório para o Exame de Ordem oferecido pela Damásio Educacional.
Vale destacar que a aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.