O dia 26 de março de 2019 acaba de entrar para a história das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Nesta data, a instituição recebeu o relatório do Ministério da Educação (MEC) que avaliou o curso de Design com a nota máxima 5 (em uma escala que vai de 1 a 5), marca que o destaca no cenário nacional como um curso de excelência.
“Os avaliadores destacaram o fato de nosso curso ter um viés generalista, ele não tem a divisão em sua grade, embora isso aconteça de forma transversal ”, explica a coordenadora do curso, profa. Dra. Susy Amantini.
Outro indicador de qualidade destacado pelo MEC diz respeito ao corpo docente. "Algo que foi muito bem elogiado e pontuado como especificidade e diferencial do nosso curso é em relação aos nossos professores de áreas conexas , somos em 12 docentes, sendo três de áreas multidisciplinares e nove com formação específica em Design, além disso, eles têm publicações em periódicos com boa indexação, com qualis alto e na sua maioria já são doutores ou estão em fase final de doutoramento”, destaca a coordenadora.
Susy conta que a sensação foi de dever cumprido ao receber o relatório do MEC com a avaliação do curso , “Recebi com surpresa sim, mas acreditando que foi uma meta alcançada e eu quero outras no curso, quero que as ideias saiam para o mercado aqui de dentro , que os investidores venham buscar os alunos aqui dentro , esse é meu próximo objetivo”, diz.
"Agradeço a Deus, a minha equipe, a todos da FIB, a oportunidade que a Chiara [diretora acadêmica] me deu e principalmente a tudo que foi investido no curso, laboratórios, máquinas, materiais, sempre disponíveis para os alunos", enfatiza Susy.
A pesquisadora institucional da FIB, profa. Dra. Tatiene Martins Coelho, explica que o Conceito de Curso trata-se de um indicador de qualidade dos cursos de graduação em uma escala de 1 a 5. “De acordo com consulta pública do eMEC, estamos entre os 10 cursos mais bem avaliados do Brasil, ou seja, incluindo a FIB, só mais oito instituições têm o conceito 5 no curso de Design.
Design na FIB
O Design foi implantado na FIB no ano de 2013, sob a coordenação da profa. Dra. Susy Amantini. O curso tem duração de quatro anos, é oferecido no período noturo e é avaliado com a nota máxima 5 pelo MEC.
A matriz curricular é inovadora e trabalha conteúdos como:
-Ilustração Digital.
-Representação Gráfica.
-Design de Personagens.
-Game Design.
-Experiências Imersivas.
-User Experience (UX).
-Design de Serviços.
-Design Estratégico.
-Realidade Virtual/Aumentada.
-Prototipagem e Impressão.
-3D e Animação.
A grade do curso tem se adaptado e evoluído de acordo com as condições do mercado, vinculado à estrutura educacional em que a FIB se insere. A proposta é ofertar uma formação em um processo contínuo e transversal , autônomo e permanente , proporcionando uma formação sólida básica e profissional ao aluno.
Com objetivo de criar soluções para os desejos e necessidades das pessoas, formando profissionais aptos a trabalhar de forma autônoma nas áreas industriais, comerciais e de serviços, o curso de Design oferece Laboratórios de Computação Gráfica (PCs e MACs), softwares essenciais para o desenvolvimento de projetos, Laboratórios de Desenho, Oficinas de Materiais e Madeira, Laboratório de Prototipagem e Impressão 3D.
O Designer é o profissional que trabalha na melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto. Busca soluções por meio da efetivação do conforto, segurança e estética. Ao mesmo tempo, pode gerenciar a produção e desenvolver estratégias para estimular o mercado.