No dia 02 de maio, a graduação em Psicologia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) passou a integrar o distinto grupo de cursos superiores que possuem as melhores notas do país. Após avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso obteve o conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5.
“A nota é o resultado do trabalho desenvolvido entre estudantes e professores, junto com a direção da faculdade”, analisa o prof. Dr. Rinaldo Correr, coordenador do curso.
Atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, a estrutura curricular do curso pauta-se na integração de conhecimentos teóricos e práticos que configuram uma formação generalista. Em consonância com as demandas da atuação do psicólogo, as ênfases priorizadas nesta estrutura foram definidas pelos processos “Clínicos” e “Prevenção e Promoção em Saúde”.
O corpo docente é altamente capacitado, composto por psicólogos experientes de áreas distintas, que se somam a jovens cientistas da ciência psicológica. “Esse encontro de gerações garante a pluralidade da ação docente, ao mesmo passo que oferece suporte para a identidade pedagógica na busca da excelência e na oferta de oportunidades para uma formação solida, com articulações entre a teoria e a prática”, explica Rinaldo.
Estágios e aproximação com o mercado de trabalho
O curso de Psicologia da FIB se diferencia pelos seguintes destaques:
- A articulação entre a teoria e a prática começa no 1° ano, e é intesificada no 3º, a partir da realização de estágios nas áreas de políticas públicas de assistência social e de Saúde (por meio de convêncios com o Hospital Estadual, atuaçãoes junto aos Centros de Atenção Psicossocial e Unidades Básicas de Saúde).
- No 5º ano, o estudante tem a oportunidade de realizar atendimentos gratuítos oferecidos à comunidade na Clinica Escola de Psicologia Aplicada (CEPAFIB) e passa a ter contato com os seguintes processos: acolhimento e registro da demanda, triagem, psicodiagnóstico, psicoterapia realizada de forma individual ou em grupo, com serviços voltados para avaliação e intervenção terapêutica junto a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, famílias, entre outros. As abordagens são diversas: Comportamental, Analítica Junguiana, Psicanalítica e Fenomonológica-Existencial.
A nota 4 atribuída pelo MEC ressalta um curso de excelência e qualidade, que forma psicólogos competentes, éticos e conscientes de seu papel na construção de uma sociedade melhor. A avaliação também contribui para firmar a vocação de Bauru como referência no ensino superior paulista.
O processo seletivo para ingresso no curso de Psicologia da FIB é anual. O vestibular tradicional ocorrerá em 19 de outubro de 2019.
Saiba mais sobre o curso de Psicologia aqui