Em 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. No Brasil, a data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, aqui mesmo em Bauru, e inaugurou uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Para destacar a importância da data, neste sábado (18/05), foi realizado nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) o "Cine-Debate". O evento foi promovido pelo curso de Psicologia e contou com a exibição do documentário "Holocausto Brasileiro". O filme fala sobre o genocídio cometido contra os pacientes psiquiátricos do hospício de Barbacena, em Minas Gerais (episódio que ficou conhecido como "Holocausto Brasileiro).
Após a sessão, ocorreu um debate com a participação de alunos e docentes do curso de Psicologia, com a mediação do coordenador Rinaldo Correr.
"A atividade teve como objetivo estimular a reflexão sobre o tema em âmbito nacional e sobre as ações frente à luta pelos direitos das pessoas que se encontram com diagnósticos de doenças mentais", explica Rinaldo.
"Falar sobre as políticas públicas frente à ação interventiva junto às pessoas que necessitam do suporte profissional, especialmente dos psicólogos, representam um importante elemento nas articulações teórico-práticas do curso. Assim, refletir a partir do documentário em questão, amplia os processos reflexivos para além dos conteúdos da sala de aula e coloca os estudantes em sintonia com as discussões que estão correndo em todo o Brasil", complementa o docente.