As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) se reuniram com a ONG Ocean Conservancy, no dia 11 de junho, para discutir sobre a ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), que ocorrerá em setembro.
Na reunião, no campus da faculdade, estavam presentes a diretora acadêmica da FIB, Chiara Ranieri, os coordenadores de cursos Susy Amantini , Jorgeta Zogheib Milanezi, Cintia Zacaib Silva, Paula Valéria Chamma, Rinaldo Correr e a coordenadora de estado da ONG, Katia Kalinowski.
Durante o encontro, foi firmada a parceria da FIB para realização do evento. A faculdade irá participar com 20 voluntários.
A iniciativa tem como objetivo promover uma ação de coleta do lixo dos rios para evitar que ele chegue até os oceanos. A promoção é da ONG norte-americana Ocean Conservancy, com patrocínio da FEMSA Coca-Cola e apoio de outras entidades locais.
Neste ano, somente três cidades brasileiras foram escolhidas para participar: Bauru, Curitiba e Maringá.
Em Bauru, o DMLRP ocorrerá em 28 de setembro, no período da manhã, e o local escolhido para a limpeza será a Lagoa da Quinta da Bela Olinda. O evento contará com cerca de 150 voluntários.
O lixo coletado será registrado em fichas oficiais, fotografado e pesado. O lixo doméstico será enviado para o aterro sanitário de Piratininga e os volumosos, como madeiras e galhos, irão para uma área específica do aterro sanitário de Bauru.
Os dados recolhidos são catalogados pelo coordenador de estado e enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos (Ocean Conservancy) para análise estatística. Os resultados serão encaminhados para ONU, que é responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica.
A ONG e e ação
A ONG Ocean Conservancy, sediada em Washington (EUA), atua na proteção global dos oceanos e conta com a colaboração de milhões de voluntários de todo o mundo.
O evento Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – International Coastal Cleanup (ICC) é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta, em mais de 100 países, nos meses de setembro a novembro.
Esse movimento tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).