No começo deste semestre, alunos dos cursos de Administração e de Ciência da Computação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) receberam um desafio: planejar e criar uma empresa jovem, com modelo de negócio repetível e escalável, em condições de incerteza. Ou seja, conceber uma startup.
O desafio foi proposto na disciplina de Negócios Eletrônicos, ministrada pelo professor Leandro Luís Pauro. “Os alunos foram divididos em grupos para um desenvolvimento a partir do conceito de Produto Mínimo Viável”, explica o docente.
No dia 10 de junho, as equipes apresentaram os projetos, com propostas como um software para automatização de atendimentos com uso de chatbot, um aplicativo para aproximar universitários e empresas interessadas em viabilizar projetos e também uma loja virtual de customização de roupas.
“O resultado foi muito positivo, os alunos surpreenderam quanto à inovação”, destaca Leandro. “Esse trabalho foi uma forma de incentivar a criação de projetos com criatividade e empreendedorismo, além de mostrar que é importante estar sempre antenado ao mundo dos negócios”.