A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), seccional Bauru, premiou, no dia 04 de julho, os melhores cartazes de estudantes dos cursos superiores e tecnológicos de Design, Publicidade e Propaganda e Produção Gráfica.
Os alunos de Design das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Giovana Beatriz de Paula e Guilherme Rebolo conquistaram o 2° e 3° lugar respectivamente.
A premiação dos três cartazes acontece junto ao Prêmio Regional de Excelência Gráfica Vinicius Viotto Coube, que reconhece os melhores trabalhos da indústria gráfica de Bauru e região.
A cerimônia dos vencedores do Concurso de Cartaz e do 8° Prêmio de Excelência ocorreu em um jantar no Márcia & Marô Recepções. Os alunos da FIB foram acompanhados pela diretora acadêmica da FIB, Chiara Ranieri, e pelas professoras do curso de Design Susy Amantini e Jacqueline Gonçalves de Castro.
O desafio dos participantes do Concurso era criar um cartaz de divulgação do 9° Prêmio Regional, que ocorrerá em 2020.
“Quando vi o meu nome na lista dos finalistas eu não acreditava, porque realmente eu não esperava”, conta Giovana. Sobre o processo de criação, a estudante optou pela simplicidade: “Eu queria algo que fosse diferente, simples e objetivo, que integrasse a forma e a mensagem transmitida com um tema espacial e com linhas e formas geométricas”.
Já a inspiração de Guilherme veio de uma foto tirada na própria faculdade, “Essa parte de preenchimento do numero ‘9’ foi uma foto que tirei de uma árvore no estacionamento da FIB e converti para a versão 8-bit”, lembra o estudante. “Depois de determinar o conceito do cartaz (dinamismo entre tecnologia e o design gráfico), parti para os aspectos mais técnicos, como organização dos elementos visuais e paleta de cores”, conta.
Orientação
Os alunos do curso de Design foram incentivados a participar do concurso e orientados pela professora Jacqueline Gonçalves de Castro. “Inclusive, dos 20 cartazes expostos na cerimônia de premiação, 15 eram de alunos da FIB”, conta Susy Amantini, coordenadora do curso.
Sobre a conquista do 2° e 3° lugar pelos estudantes, Susy destaca: “O diferencial dos nossos alunos é a versatilidade que eles têm na linguagem gráfica, sempre apoiados nos requisitos solicitados pelo concurso”.
“Estou muito feliz de ter ficado entre os finalistas e acima de tudo, de prêmios e visibilidade, o maior ganho foi aprender a acreditar mais em mim mesmo, além de também poder usar essa experiência como base para participar de mais concursos a partir de agora”, comemora Guilherme.
Giovana conta que só de saber que havia sido selecionada já foi muito gratificante. “E o maior aprendizado que ficou foi de que todos nós somos capazes e que devemos acreditar mais em nós mesmos, que para realizar grandes conquistas devemos não apenas agir, mas também sonhar”, complementa a estudante.
A aluna do Senai Yasmin dos Santos Luviano ficou com o 1° lugar no Concurso da Abigraf . O cartaz dela será a base da campanha publicitária da edição de 2020 do Prêmio de Excelência e ela ganhou uma mesa digitalizadora.