No último sábado (17/08), começaram as obras para a construção de um novo bloco no campus das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).
Em uma iniciativa inédita na região, os professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo irão acompanhar e participar da construção do espaço.
"Além da execução dos serviços contarem horas de estágio supervisionado, os alunos, com orientação dos docentes, desenvolverão todos os projetos: arquitetônico executivo e memorial descritivo, estrutural, hidrossanitário, elétrico e orçamentário", explica a diretora acadêmica da FIB, Chiara Ranieri.
“Será um projeto multidisciplinar, com um professor especialista acompanhando cada etapa da obra”, complementa a professora Andréa de Oliveira Bonini.
O novo prédio será utilizado pelos funcionários e por alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo. “A ideia é que nesse espaço a gente tenha um canteiro de obras experimental, onde os alunos possam desenvolver atividades práticas, e também um refeitório e vestiário para os funcionários “, explica o professor Donizeti Pastori Nicolete.
Estágio dentro do campus
Para o professor Alexandre Dias Martins, a proposta é uma forma de consolidar o aprendizado teórico dos estudantes: “A expectativa é trazer para o aluno o conhecimento de campo e que ele aprimore esse conhecimento através da prática”, afirma o docente.
Thiago Alfredo Rios é estudante do curso de Engenharia Civil e destaca que a iniciativa irá facilitar a vida dos alunos com relação às horas de estágio. “É uma grande oportunidade pelo fato de muitos trabalharem e não terem como fazer o estágio fora da faculdade”, diz.
Já o aluno de Arquitetura e Urbanismo, Daniel Sarchiolo, fala sobre o orgulho em participar do projeto. “É um momento ímpar porque estamos envolvidos desde o começo, vamos mapear , fazer as medições e o levantamento topográfico desse local”, explica ele. “Estou gostando muito e se tudo der certo quero participar até o final dessa obra”.
"Somos Instituição de Ensino e Unidade Concedente do estágio supervisionado dos alunos, o que estará garantindo a qualidade desejada nessa etapa tão importante na formação de engenheiros e arquitetos", destaca a diretora Chiara Ranieri.
O novo espaço será construído atrás do bloco E, em uma área de cerca de 700 metros quadrados.