As hortaliças têm um papel de destaque no cenário socioeconômico brasileiro, pois além de gerar empregos, elas trazem benefícios aos consumidores por serem ricas em vitaminas e sais minerais.
De acordo com o docente do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Edilson Ramos Gomes, o uso de técnicas que permitam melhorias no manejo das hortaliças contribuem para a expansão do setor.
Por isso, o professor Edilson convidou o gerente comercial da Plante Bem Distribuidora de Sementes, Anderson Pires, para ministrar o curso teórico-prático “Técnicas de enxertia em hortaliças".
Alunos do 3°, 4° e 5° anos de Agronomia participaram da atividade, realizada no dia 24 de agosto, no Laboratório Multidisciplinar da FIB. Os estudantes aprenderam os métodos de enxertia e a importância de usar mudas enxertadas.
“O curso facilita a compreensão dos alunos e proporciona o treinamento de novas técnicas na produção de hortaliças em cultivo protegido”, aponta o professor Edilson.
Em tempo, a enxertia consiste em uma associação entre plantas da mesma família, onde duas partes de diferentes plantas são unidas e continuam seu crescimento como um ser único. O procedimento traz melhorias na produtividade e qualidade aos produtos na pós-colheita