Pacientes diabéticos e seus familiares têm até o dia 08 de outubro para se inscrever no grupo “Nutrição e diabetes”, promovido por docentes e alunos de Nutrição das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).
Serão quatro reuniões, com duração de uma hora, e uma oficina de culinária com preparações doces e salgadas adequadas aos pacientes diabéticos.
O grupo será conduzido pela professora Taís Baddo e por alunos do 4º ano de Nutrição. De acordo com a docente, as reuniões serão dinâmicas, com apresentação de informações sobre alimentação equilibrada e a relação com o diabetes. Os participantes também terão a oportunidade de compartilhar vivências e perspectivas. “Desmistificaremos mitos alimentares relacionados ao diabetes. Toda reunião daremos dicas, receitas e ideias para tornar o dia a dia mais prático”, completa Taís.
O grupo tem como objetivos:
-Assistir aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus, envolvendo-os no processo de autocuidado.
-Motivar os pacientes portadores de Diabetes a realizarem uma alimentação equilibrada na busca pelo controle da glicemia, qualidade de vida e bem- estar.
- Realizar ações de educação nutricional para promover mudanças no estilo de vida por meio de uma alimentação simples e acessível.
- Estimular a prática de atividade física de acordo com o perfil do participante.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (14) 2109 62 33 de segunda a quinta-feira (das 8h às 11h30) até 08 de outubro.
Podem participar pacientes portadores de Diabetes Melilitus e seus familiares. As vagas são limitadas.
A primeira reunião será realizada no dia 09 de outubro, das 09h às 10h, na Clínica de Nutrição da FIB, no campus da instituição.
Serviço:
Inscrições para o grupo “Nutrição e diabetes”.
Inscrições: até 08 de outubro, pelo telefone (14) 2109-6233 (Clínica de Nutrição).
Atividade gratuita.
Diabetes Mellitus
De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz.
A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. No entanto, altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Já segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
O Ministério da Saúde aponta como os principais sintomas do diabetes:
-Sede, fome e cansaço em excesso.
-Perda de peso rápida e involuntária.
-Hálito modificado.
-Visão embaçada.
-Vontade de urinar várias vezes ao dia.