Facebook Pixel Fallback

Turmas da FIB visitam a maior fabricante da indústria automobilística do Brasil

Os estudantes estiveram na fábrica da Volkswagen de Taubaté e visitaram os setores de Armação, Pintura e Montagem.





Por Selma Miranda


Alunos dos cursos de  Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Administração e de Engenharia de Produção das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) fizeram uma visita técnica na fábrica da Volkswagen de Taubaté (SP), região do Vale do Paraíba, no dia 26 de novembro.

Os estudantes, acompanhados pelo coordenador de atividades complementares, professor Marco Antônio Gandolfo, foram recepcionados por uma monitora, que fez uma apresentação dos setores, prédios e processos da planta. Logo após, a turma seguiu para uma visita in loco nos setores de Armação, Pintura e Montagem.

Na Armação, o grupo pôde observar o nível de automação de processos,  onde cada modelo é processado de acordo com uma etiqueta de identificação que prevê como serão as etapas seguintes. Após a leitura do código na etiqueta, o robô identifica o modelo do veículo e qual programa de soldagem será utilizado.

Na Pintura, foi apresentada uma animação em vídeo das etapas de preparação e pintura das carrocerias. Neste local, os alunos  puderam visualizar as carrocerias em processo de inspeção visual dos auditores de qualidade. A troca da cor é realizada com a substituição dos “bicos” de pintura e demora cerca de três segundos, o que possibilita variação de cores nos veículos a serem montados.

Na Montagem, o grupo acompanhou as fases de colocação dos demais componentes do veículo (cerca de 3.000 itens). É neste espaço que ocorre o “marriage”-o casamento entre a carroceria e o “powertrain” (conjunto motor e transmissão) de forma sincronizada. O processo é realizado em linha em poucos segundos. A produção na montagem é de um carro a cada minuto.

O veículo montado passa por testes de rodagem, calafetação e por uma minuciosa inspeção pelos auditores de qualidade.  Após a liberação, um teste é feito numa pequena pista interna e os veículos são enviados para expedição.

“Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma das maiores montadoras de veículos da América Latina, onde são aplicados diversos conceitos estudados nas disciplinas dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Gestão de Recursos Humanos e de Ciências Contábeis”, destaca o professor Gandolfo.

 

Volks

A Volkswagen é uma fabricante alemã de veículos que pertence ao Grupo Volkswagen. A Volks chegou ao Brasil em 1953 e desde então produziu mais de 23 milhões de veículos. A Volkswagen é a maior fabricante da história da indústria automobilística do Brasil.

A empresa conta com três fábricas de veículos (Anchieta, em São Bernardo do Campo - SP, Taubaté - SP e São José dos Pinhais - PR) e uma fábrica de motores em São Carlos, onde já foram produzidos mais de 11 milhões de propulsores.

De acordo com seus gestores, as unidades produtivas vêm avançando na implementação de conceitos da Indústria 4.0, com manufatura digitalizada, inteligência artificial e alto nível de automação. As tecnologias inovadoras permitem que máquinas tomem decisões rápidas, assertivas, detectem problemas, evitem falhas e reduzam custos.

 



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas

Pós-Graduação

Ver todas
(14) 99771-0058 (GRADUAÇÃO)
(14) 99775-7636 (PÓS-GRADUAÇÃO)
(14) 99612-9599
(14) 99785-3416
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2020 - Todos os direitos reservados