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Publicidade & Propaganda Bacharel





DIFERENCIAIS DO CURSO

– Avaliado pelo MEC com a nota 4 (em uma escala que vai de 1 a 5), marca que o destaca  no cenário nacional como um curso de excelência. Melhor avaliação em Bauru e região;

– Matriz Curricular moderna, para atender necessidade do mercado publicitário, com foco na Comunicação Integrada, Marketing, Online e Offline, Planejamento para ações de Vendas e de Merchandising, Estratégias de Inteligência Digital, Produção de Eventos, Produção de conteúdo para redes sociais, e Planejamento Publicitário;

– Moderna infraestrutura e professores que atuam na área;

– Laboratórios especializados: Laboratório de APPLE MAC, laboratório de fotografia, laboratório de multimídia;

– Agências Experimentais, com estrutura personalizada e iMac APPLE por agência. Para isso, os alunos são divididos por agências experimentais e departamentos, objetivando vivenciarem de maneira prática a realidade de mercado;

– Curso com premiação nacional e regional pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP): Festin Regional e Fest UP;

–  O curso oferece diversos eventos dinâmicos, com profissionais renomados do mercado publicitário. Também produz a Maratona Criativa, que é um projeto que atende um cliente real, no qual os alunos têm 24 horas para produzirem uma campanha publicitária para o mesmo.

ATIVIDADES DO CURSO

– Aulas teóricas e práticas;

– Visitas Técnicas em Agências, veículos de comunicação, produtoras, entre outros;

– Participação em feira e eventos;

– Desenvolvimento do Projeto experimental (PREX).

ESPAÇOS DIDÁTICOS

- Biblioteca

- Laboratório Agências Experimentais

- Laboratório de Fotografia I

-Laboratório de Fotografia II

- Laboratórios de Informática

- Laboratório de Multimídia

- Salas de Aula

A PROFISSÃO

É uma profissão que está em constante crescimento e proporciona oportunidade de trabalho em agências de comunicação ou propaganda, departamento de marketing das empresas e meios de comunicação, como: jornais, revistas, rádios e televisão.

O profissional poderá atuar no segmento de mídias sociais e inteligência digital, promoções de vendas,eventos, planejamento de mídia, criação de peças publicitárias, branding, entre outros.

COORDENAÇÃO

Ma. Angélica Helena Santini Montes Gallego.

E-mail: publicidade@fibbauru.br

Telefone: 2109 6215.

CORPO DOCENTE

Me. Álvaro André Zeini Cruz

Me. Angélica Helena Santini Montes Gallego

Me. Bruno Jareta de Oliveira

Me. Camilo Stangherlim Ferraresi

Me. Carina Cristina do Nascimento

Esp. Danilo Bueno Zanott

Dra. Elaine Cristina Gomes de Moraes

Dra. Fabíola Pereira Soares

Me. Fernando Ramos Geloneze

Esp. Ivan Resta Umann

Dra. Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro

Dra. Liene Nunes Saddi

Me. Lucas Sant'Ana Nunes 

Ma. Mariany Schievano Granato

Me. Mikael Corrêa dos Santos

Me. Miriam Giberti Páttaro Pallotta

Me. Nicholas Bruggner Grassi

Dra. Nirave Reigota Caram

Me. Paulo Henrique Ferreira Nascimento

Ma. Roberta Fabron Ramos Mandelli

Ma. Tainah Schuindt Ferrari Veras

Dra. Tatiene Martins Coelho

Dra. Vivianne Lindsay Cardoso

GRADE CURRICULAR

1º Semestre

Comunicação Visual gráfica I - 36 horas

Introdução à publicidade e propaganda - 36 horas

Técnicas de Comunicação e Expressão - 36 horas

Fotografia e técnicas de iluminação - 72 horas

Fundamentos de marketing - 36 horas

Teorias da comunicação e Linguagem - 72 horas

História da arte e das Técnicas - 72 horas

Programa de Estudos de Integração I - 72 horas


2º Semestre

Comunicação visual gráfica II - 72 horas

Fundamentos da publicidade e propaganda - 36 horas

Língua Portuguesa - 36 horas

Métodos e técnicas de pesquisa - 36 horas

Sociologia - 36 horas

Economia e geopolítica global - 36 horas

Estética e processos de criação - 36 horas

História da comunicação - 36 horas

Ambientes de marketing - 36 horas

Programa de Estudos de Integração II - 72 horas


3º Semestre

Criação publicitária I - 36 horas

Redação publicitária I - 36 horas

Semiótica - 36 horas

Antropologia - 36 horas

Marketing promocional, ativação da marca e merchandising - 36 horas

Administração de marketing - 36 horas

Planejamento de comunicação I - 36 horas

Psicologia e comunicação - 36 horas

Produção de conteúdo digital - 36 horas

Atendimento publicitário - 36 horas

Programa de Integração Social I - 72 horas


4º Semestre

Criação publicitária II - 36 horas

Redação publicitária II - 36 horas

Representação e Simulação- horas

Realidade Virtual - 36 horas

Filosofia - 36 horas

Eventos - 36 horas

Planejamento de marketing - 36 horas

Planejamento de comunicação II - 36 horas

Comportamento do consumidor e tendências de consumo - 36 horas

Introdução ao desenvolvimento web - 36 horas

Análise do Discurso, Storytelling e transmidia - 36 horas

Programa de Integração Social II - 72 horas


5º Semestre

Estágio I - 36 horas

Legislação e ética profissional - 36 horas

Estatística - 36 horas

Planejamento de mídia I - 36 horas

Introdução à produção gráfica - 36 horas

Planejamento de campanha I - 36 horas

Produção publicitária em rádio e TV - 36 horas

Marcas - 36 horas

Mobile e mídias socias - 36 horas

Criação publicitária III - 36 horas

Projeto de Extensão I - 72 horas


6º Semestre

Estágio II - 36 horas

Comunicação e Hipermídia - 36 horas

Pesquisa de mercado aplicada para o PREX - 72 horas

Planejamento de mídia II - 36 horas

Práticas de produção gráfica - 36 horas

Atendimento e Planejamento aplicado ao PREX - 36 horas

Produção publicitária em cinema e internet - 36 horas

Gestão de marcas - 36 horas

Planejamento orçamentário aplicado ao comunicação - 36 horas

Projeto de Extensão II - 72 horas


Estágios

Estágio Supervisionado- 100 horas


7º Semestre

Apresentação de Campanha - 36 horas

Direção de Arte aplicada ao Projeto Experimental - 36 horas

Optativa I - 36 horas

Mídia aplicada ao projeto experimental - 36 horas

RTVC e internet aplicada ao projeto experimental - 36 horas

Comunicação Integrada de Marketing - 72 horas

Produção gráfica para o projeto experimental - 36 horas

Projeto experimental - 36 horas

Desenvolvimento de campanha - 36 horas

Programa de Apoio à Pesquisa I - 72 horas


8º Semestre

Design Thinking - 72 horas

Optativa II - 36 horas

Gestão de negócios e relacionamento em publicidade - 36 horas

Design de Interfaces Digitais - 72 horas

Inteligência de Mercado - 36 horas

Animação - 72 horas

Tendencias do Marketing - 36 horas

Programa de Apoio à Pesquisa II - 72 horas

RESUMO DAS ATIVIDADES E DA CARGA HORÁRIA MÁXIMA

Componentes curriculares dos módulos – 2820 horas

Estágio supervisionado - 100 horas

Atividades complementares – 100 horas

Carga horária total do curso – 3080 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS I E II

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS )– 36 horas

Liderança e Empreendedorismo – 36 horas

Responsabilidade social – 36 horas

Meio Ambiental – 36 horas

Tópicos especiais I- 36 horas

Tópicos especiais II- 72 horas

Galeria de fotos

Evento COMFIB. Trabalho Integrado de Publicidade e Propaganda (TIPP). Exposição de Cartazes na FIB. Maratona Criativa realizada no campus da FIB. Maratona Criativa realizada no campus da FIB. Evento COMFIB. Exposição de Cartazes na FIB. Evento Pocket-Teia realizado na FIB. Evento Pocket-Teia realizado na FIB. Laboratório de MAC da FIB.

Parcelamento Estudantil FIB (PEF)



Parcelamento Estudantil FIB (PEF)


I-  Trata-se de um plano de parcelamento estendido das mensalidades dos cursos de graduação. O PEF é realizado diretamente nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

II- A porcentagem a ser parcelada será estabelecida pelo departamento Financeiro da FIB após análise de documentos entregues pelo candidato. Será possível parcelar até 100% do valor da mensalidade de um curso*.
*Os alunos que obtiverem 100% do parcelamento durante o 1° ano do curso poderão parcelar ATÉ 50% da mensalidade a partir do 2° ano.

III- O parcelamento é efetivado por meio de um contrato que deve ser assinado pelo candidato e por um fiador no departamento Financeiro da instituição

IV- A quitação do parcelamento terá início no mês seguinte à conclusão do curso pelo aluno.

V- O PEF deve ser renovado a cada semestre e o valor do parcelamento é atualizado de acordo com o reajuste que eventualmente exista.

VI- O percentual do parcelamento poderá ser aumentado (até 70% do valor da mensalidade)** ou reduzido a cada semestre.
**Exceto para alunos que optaram pelo parcelamento de 100% no primeiro ano.

VII- A qualquer momento o aluno poderá optar por  pagar a mensalidade integral. Neste caso, os débitos gerados com o parcelamento poderão ser quitados  a partir do mês seguinte à conclusão do curso ou antes disso.

VIII- Sempre existirá a possibilidade de negociação entre a FIB e o candidato.


Quitação do parcelamento

- O Saldo do PEF poderá ser quitado até o mesmo prazo de utilização, exemplo: se utilizou o PEF em 5 anos de curso, o(a) aluno(a) terá até cinco anos após conclusão do curso para quitação.

- A quitação do parcelamento (PEF) terá início no mês seguinte à conclusão do curso pelo (a) aluno (a).


Como solicitar o PEF

Passo 1: O candidato deverá realizar o vestibular da FIB e ser aprovado (alunos em processo de transferência para a FIB não precisam prestar o vestibular);

Passo 2: Entregar os documentos abaixo relacionados no departamento Financeiro da FIB:

1) Documentos do grupo familiar (inclusive do(a) aluno(a)): 

* Cópia simples do RG, CPF, comprovante de residência e de renda  (3 últimos meses), certidão de casamento ou declaração de união estável com firma reconhecida.


2) Documentos do fiador  (e do cônjuge, se houver):

* Cópia simples do RG, CPF, comprovante de residência e de renda  (3 últimos meses), certidão de casamento ou declaração de união estável com firma reconhecida.

* Garantia para o contrato: Bem móvel (Recibo do veículo ou motocicleta) ou Bem imóvel (Matrícula atualizada + IPTU da casa ou terreno)


Confira AQUI os documentos válidos para comprovação da renda.


3) Com os documentos em mãos comparecer ao Departamento Financeiro da FIB para solicitar o PEF

4) Após análise socioeconômica será formalizado o contrato.

 5) Levar o Contrato ao Cartório para reconhecimento de firma das assinaturas (aluno (a) e cônjuge se houver e fiador(a) e cônjuge se houver).

 6) Preencher ficha de atualização cadastral (aluno (a))

 

Para mais informações sobre o PEF entrar em contato com o departamento Financeiro de segunda a sexta das 08h às  21h30  e aos sábados das 08h  às 11h30. Telefone: (14) 2109 6203/ 2109-6226/ 2109-6231.

 

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.


Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigência estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.


É vedada a inscrição no FIES a estudante:

– que já tenham concluído um ensino superior;
– cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
– que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
– inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
– cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
– cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 2,5 salários mínimos.

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior, de forma que tenha obtido avaliação superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.


Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA, o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme o caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino da educação básica, em efetivo exercício do magistério.


Os estudantes que por ocasião da inscrição ao FIES informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante à CPSA, apresentando diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido pela instituição de ensino competente.
A taxa efetiva de juros do FIES é de 6,4% ao ano para todos os cursos.

Para mais informações, acesse o site do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem participar:


– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
– Estudantes com deficiência;
– Professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para mais informações, acesse o site do programa: prouniportal.mec.gov.br

Programa Escola da Família

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior – o Programa Bolsa Universidade.


Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 310,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. Os universitários contemplados com a bolsa (através de processo seletivo realizado pela Diretoria de Ensino) contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.


É responsabilidade do aluno o pagamento das mensalidades para a faculdade até a efetivação da bolsa pela Diretoria de Ensino, sem direito a ressarcimento das mensalidades já pagas.
Observação: a quantidade de vagas está sujeita a liberação da Diretoria de Ensino.

Para mais informações, acesse o site do programa: escoladafamilia.fde.sp.gov.br

Convênio FIB & Empresa

A FIB, por meio do convênio FIB & Empresa, concede descontos nas mensalidades dos cursos de Graduação e Pós-graduação, aos funcionários e seus dependentes diretos (filhos, cônjuges), bem como outros benefícios para a empresa parceira.

Se você atua em alguma empresa e tem interesse no convênio, é só entrar em contato no Departamento de Marketing da FIB:
Telefone: 14 2109-6205
E-mail: comunicacaofib@fibbauru.br


Para validar o desconto, basta trazer o comprovante de atuação na empresa (Holerite, carteira de trabalho) e apresentar no departamento Financeiro da FIB.

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(14) 99771-0058 (GRADUAÇÃO)
(14) 99775-7636 (PÓS-GRADUAÇÃO)
(14) 99612-9599
(14) 99785-3416
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
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