"Repense seus hábitos" foi o tema de um bate-papo, realizado no dia 23 de novembro, entre acadêmicos do curso de Nutrição das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) e uma turma do 9º ano do colégio Dinâmico.
Por meio da plataforma Zoom, a professora de Nutrição da FIB Taís Baddo- acompanhada das alunas Amanda Godoi, Kétima Figueiredo, Arieli Sbardelini e Bruna Michele Paulino- falou aos jovens estudantes da escola sobre os riscos da alimentação rica em itens ultraprocessados e apresentou o conceito de Alimentação Equilibrada.
Taís explicou que os alimentos ultraprocessados (refrigerante, salgadinhos, macarrão instantâneo, biscoitos, bolachas, etc) podem ser responsáveis pela elevação do colesterol e triglicérides, surgimento da hipertensão e do diabetes, desenvolvimento da obesidade, aumento do risco de câncer entre outras complicações.
"Por meio da educação nutricional voltada aos adolescentes é possível não só prevenir inúmeras doenças nesse público na fase adulta, mas também melhorar a qualidade de vida presente", destaca a professora de Nutrição.
O bate-papo com a professora Taís e as alunas da FIB fez parte das atividades de um projeto interdisciplinar (entre as matérias de Espanhol e Matemática) promovido pelo colégio Dinâmico Vestibulares de Bauru.
Durante a conversa com os alunos do Dinâmico, a professora Taís deixou algumas dicas valiosas sobre alimentação saudável e equilibrada. Seguem abaixo:
1- É possível, é preciso que a alimentação seja equilibrada;
2- Não há espaço para radicalismo, não há proibição alimentar para um indivíduo saudável;
3- Alimentação restritiva, pode levar a transtornos alimentares, principalmente entre jovens;
4- É saudável comer alimentos diversos, o segredo é a quantidade, frequência e qualidade;
5- Não existe alimento vilão, existe alimentação desequilibrada.
Conheça o curso de Nutrição da FIB.