Cartografia é o estudo que atua na concepção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. Mais que a representação física, a cartografia é utilizada para ilustrar a realidade social, econômica, histórica e cultural. Ela desempenha importante papel na compreensão de fenômenos sociais e geográficos.
Inspirado nestes significados, o Coletivo Plano Conjunto, que reúne produtores de Bauru, realizaram o documentário "Cartografias Possíveis" (26min 58s). A obra foi lançada no dia 16 de dezembro de 2020.
O documentário apresenta as perspectivas de cinco iniciativas convidadas que atuam em cidades diferentes do centro-oeste paulista: Casa do Hip Hop (Bauru), Raízes do Baobá (Jaú), Pachamama (Bauru), CSA Demétria (Botucatu) e Instituto Shanti (Bauru). O filme acompanha agentes locais que atuam em ações culturais, sociais e de saúde, sinalizando fluxos, escutas e diálogos entre elas.
Três docentes do curso de Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) integraram a equipe de produção do doc. O professor Bruno Jareta assinou o roteiro (junto à Paula Marques). A produção executiva e montagem ficou com a professora Liene Saddi. Já o professor Rene Lopez dirigiu as entrevistas, fez a mixagem, trilha original, operação de câmera e captação de som direto. O ex-aluno de Produção Audiovisual, Conrado Dacax, foi o responsável pelas imagens aéreas e também pela operação de câmera e som direto.
"O audiovisual é um potente caminho para apresentar histórias inspiradoras e contribuir com transformações sociais", destaca Bruno Jareta. "Ensinamos no curso de Produção Audiovisual que devemos aproveitar esse potencial artístico e comunicativo dos filmes, e foi essa a intenção da equipe do documentário: a de repensar da nossa organização social e modo de vida e propor reflexões a partir de um produto audiovisual. Entendemos que projetos como esse enriquecem a experiência profissional dos docentes e abrem perspectivas de atuações para os alunos", explica o docente.
A iniciativa do doc integra o projeto Cartografias Possíveis do Sesc. A proposta do projeto é, conhecer e mapear as iniciativas e os agentes que atuam em ações artísticas, culturais, esportivas, sociais e de saúde em Bauru e na região na qual a cidade está inserida.
Confira a equipe técnica completa responsável pela produção do documentário:
Direção: Plano Conjunto - Coletivo de Produtores Audiovisuais de Bauru
Roteiro: Bruno Jareta e Paula Marques
Produção Geral: Mariana Vita
Produção Executiva: Liene Saddi
Direção de Entrevistas: Rene Lopez
Direção de Fotografia e Grading: Denis Augusto
Montagem: Liene Saddi
Videografismo e Assistência de Edição: André Turtelli Poles
Operação de Câmera e Som Direto: Conrado Dacax, Denis Augusto e Rene Lopez
Imagens aéreas: Conrado Dacax
Mixagem e Trilha Original: Rene Lopez