– Avaliado pelo MEC com a nota 4 (em uma escala que vai de 1 a 5), marca que o destaca no cenário nacional como um curso de excelência.
– Modernos estúdios de multimídia, fotografia e laboratório de APPLE MAC;
– Ao final do curso os alunos estão aptos para planejar e produzir conceitos de audiovisual para as produções cinematográficas, publicitárias e para as mídias sociais, além de dirigirem esse processo;
–Os alunos produzem programas que são veiculados na TV FIB; é uma maneira de vivenciarem práticas reais do mercado;
– Aulas teóricas e práticas;
– Visitas Técnicas;
– Participação em feira e eventos;
– Desenvolvimento do Projeto Integrador de Produção Audiovisual (PIPA).
- Laboratório de Fotografia II
Esse curso é para quem gosta de produzir vídeos nas suas diferentes linguagens. O curso forma profissionais que possam atuar como diretor de imagens, diretor de programação, técnico de sistemas audiovisuais, produção de rádio e TV, editor de mídia audiovisual, autor roteirista, diretor artístico ou de produção, dentre tantas outras possibilidades.
Ma. Angélica Helena Santini Montes Gallego.
E-mail: audiovisual@fibbauru.br
Telefone: 2109 6215.
Me. Angélica Helena Santini Montes Gallego
Me. Wellington César Martins Leite
Módulo I
História do Audiovisual – 72 horas
Produção Audiovisual – 72 horas
Roteiro I – 72 horas
Teorias da Comunicação e Linguagem – 72 horas
Fotografia e Técnicas de Iluminação – 72 horas
Programa de Estudos de Integração I – 72 horas
Módulo II
Direção de Arte em Audiovisual – 72 horas
Roteiro II – 72 horas
Edição e Finalização I – 72 horas
Desenho do Som – 72 horas
Legislação e Ética Profissional – 36 horas
Projeto Integrador I – 36 horas
Programa de estudos e integração II – 72 horas
Módulo III
Projeto Integrador II – 72 horas
Cinema Internacional e TV – 72 horas
Documentário – 72 horas
Desenho do Som Avançado – 72 horas
Edição e Finalização II – 72 horas
Programa de Integração Social I – 72 horas
Módulo IV
Projeto Integrador III – 72 horas
Animação I – 72 horas
Disciplina Optativa I – 36 horas
Cinema Brasileiro e TV – 72 horas
Direção em Audiovisual I – 36 horas
Laboratório de Realização I – 72 horas
Programa de integração social II – 72 horas
Módulo V
Direção em Audiovisual II - 72 horas
Audiovisual e sociedade - 36 horas
Disciplina Optativa II - 36 horas
Produção audiovisual e multimídia - 72 horas
Laboratório de realização II - 72 horas
Projeto integrador IV - 72 horas
Componentes Curriculares dos Módulos – 1740 horas
Atividades Complementares – 100 horas
Carga Horária Total do Curso – 1840 horas.
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS )- 36 horas
Meio Ambiente - 36 horas
Responsabilidade Social - 36 horas
Liderança e Empreendedorismo - 36 horas
Tópicos Especiais I - 36 horas
Tópicos Especiais II - 36 horas
I- Trata-se de um plano de parcelamento estendido das mensalidades dos cursos de graduação. O PEF é realizado diretamente nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB).
II- A porcentagem a ser parcelada será estabelecida pelo departamento Financeiro da FIB após análise de documentos entregues pelo candidato. Será possível parcelar até 100% do valor da mensalidade de um curso*.
*Os alunos que obtiverem 100% do parcelamento durante o 1° ano do curso poderão parcelar ATÉ 50% da mensalidade a partir do 2° ano.
III- O parcelamento é efetivado por meio de um contrato que deve ser assinado pelo candidato e por um fiador no departamento Financeiro da instituição
IV- A quitação do parcelamento terá início no mês seguinte à conclusão do curso pelo aluno.
V- O PEF deve ser renovado a cada semestre e o valor do parcelamento é atualizado de acordo com o reajuste que eventualmente exista.
VI- O percentual do parcelamento poderá ser aumentado (até 70% do valor da mensalidade)** ou reduzido a cada semestre.
**Exceto para alunos que optaram pelo parcelamento de 100% no primeiro ano.
VII- A qualquer momento o aluno poderá optar por pagar a mensalidade integral. Neste caso, os débitos gerados com o parcelamento poderão ser quitados a partir do mês seguinte à conclusão do curso ou antes disso.
VIII- Sempre existirá a possibilidade de negociação entre a FIB e o candidato.
- O Saldo do PEF poderá ser quitado até o mesmo prazo de utilização, exemplo: se utilizou o PEF em 5 anos de curso, o(a) aluno(a) terá até cinco anos após conclusão do curso para quitação.
- A quitação do parcelamento (PEF) terá início no mês seguinte à conclusão do curso pelo (a) aluno (a).
Passo 1: O candidato deverá realizar o vestibular da FIB e ser aprovado (alunos em processo de transferência para a FIB não precisam prestar o vestibular);
Passo 2: Entregar os documentos abaixo relacionados no departamento Financeiro da FIB:
1) Documentos do grupo familiar (inclusive do(a) aluno(a)):
* Cópia simples do RG, CPF, comprovante de residência e de renda (3 últimos meses), certidão de casamento ou declaração de união estável com firma reconhecida.
2) Documentos do fiador (e do cônjuge, se houver):
* Cópia simples do RG, CPF, comprovante de residência e de renda (3 últimos meses), certidão de casamento ou declaração de união estável com firma reconhecida.
* Garantia para o contrato: Bem móvel (Recibo do veículo ou motocicleta) ou Bem imóvel (Matrícula atualizada + IPTU da casa ou terreno)
Confira AQUI os documentos válidos para comprovação da renda.
3) Com os documentos em mãos comparecer ao Departamento Financeiro da FIB para solicitar o PEF
4) Após análise socioeconômica será formalizado o contrato.
5) Levar o Contrato ao Cartório para reconhecimento de firma das assinaturas (aluno (a) e cônjuge se houver e fiador(a) e cônjuge se houver).
6) Preencher ficha de atualização cadastral (aluno (a))
Para mais informações sobre o PEF entrar em contato com o departamento Financeiro de segunda a sexta das 08h às 21h30 e aos sábados das 08h às 11h30. Telefone: (14) 2109 6203/ 2109-6226/ 2109-6231.
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigência estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.
É vedada a inscrição no FIES a estudante:
– que já tenham concluído um ensino superior;
– cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
– que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
– inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
– cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
– cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 2,5 salários mínimos.
Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior, de forma que tenha obtido avaliação superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA, o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme o caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino da educação básica, em efetivo exercício do magistério.
Os estudantes que por ocasião da inscrição ao FIES informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante à CPSA, apresentando diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido pela instituição de ensino competente.
A taxa efetiva de juros do FIES é de 6,4% ao ano para todos os cursos.
Para mais informações, acesse o site do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/
O ProUni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem participar:
– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
– Estudantes com deficiência;
– Professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Para mais informações, acesse o site do programa: prouniportal.mec.gov.br
O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior – o Programa Bolsa Universidade.
Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 310,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. Os universitários contemplados com a bolsa (através de processo seletivo realizado pela Diretoria de Ensino) contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.
É responsabilidade do aluno o pagamento das mensalidades para a faculdade até a efetivação da bolsa pela Diretoria de Ensino, sem direito a ressarcimento das mensalidades já pagas.
Observação: a quantidade de vagas está sujeita a liberação da Diretoria de Ensino.
Para mais informações, acesse o site do programa: escoladafamilia.fde.sp.gov.br
A FIB, por meio do convênio FIB & Empresa, concede descontos nas mensalidades dos cursos de Graduação e Pós-graduação, aos funcionários e seus dependentes diretos (filhos, cônjuges), bem como outros benefícios para a empresa parceira.
Se você atua em alguma empresa e tem interesse no convênio, é só entrar em contato no Departamento de Marketing da FIB:
Telefone: 14 2109-6205
E-mail: comunicacaofib@fibbauru.br
Para validar o desconto, basta trazer o comprovante de atuação na empresa (Holerite, carteira de trabalho) e apresentar no departamento Financeiro da FIB.
Período de quarentena permitiu que o professor Álvaro Zeini Cruz concluísse a obra iniciada em 2019.
Leia MaisUma cartilha e um vídeo foram criados de forma voluntária pelos docentes.
Leia MaisDe 21 a 26 de setembro, será realizado o 4° "TEIA/COMFIB Impacta: Design-...
Leia MaisOs docentes destacam a publicidade e propaganda e a produção audiovisual como aliadas das organizações.
Leia MaisA atividade ocorreu no contexto do Dia Internacional da Mulher.
Leia MaisParticiparam da atividade estudantes dos cursos de Design, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e de Direito.
Leia MaisO evento será gratuito e aberto a todos os públicos.
Leia MaisOs exames serão disponibilizados somente para homens a partir dos 45 anos, no período de de 04 a 09 de novembro.
Leia MaisO evento ocorrerá das 08h30 às 11h30, em frente às quadras de areia da avenida Getúlio Vargas.
Leia MaisEvento trará programação nas áreas de Design, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda.
Leia MaisAção ocorrerá em 28 de setembro, com a colaboração de 150 voluntários.
Leia MaisO evento é uma iniciativa do curso de Produção Audiovisual com objetivo de integrar os trabalhos realizados no primeiro semestre de 2019.
Leia MaisEles aprenderam técnicas de correção de cor e como utilizar o DaVinci Resolve.
Leia MaisOs novos alunos foram recepcionados por diretores e docentes dos 20 cursos da faculdade.
Leia MaisEvento é gratuito e aberto a todos os públicos
Leia MaisInscrições para o Pocket terminam na quinta-feira (25).
Leia Mais