Facebook Pixel Fallback
Curta-metragem de alunos de  Produção Audiovisual da FIB vence o Prêmio Jaguatirica na categoria

Curta-metragem de alunos de Produção Audiovisual da FIB vence o Prêmio Jaguatirica na categoria "Produto Estrangeiro"

Erisíctron foi resultado de um trabalho de conclusão de curso. O filme mostra, por meio de um personagem principal, duas atmosferas que aparentemente se contrastam, mas ambas carregam o espectro da violência.






Por Selma Miranda


De acordo com a mitologia Grega, Erisícton, rei da Tessália, era rico, grande, forte e não respeitava os deuses. Ao tentar derrubar um grande carvalho, árvore dedicada à deusa Deméter, recebeu como punição uma fome terrível e acabou por devorar a si mesmo.

O rei Erisíctron foi justamente o personagem que  inspirou a criação do curta-metragem de mesmo nome por um  grupo de alunos de Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

O filme, predominantemente em linguagem não-verbal, é  dividido em duas atmosferas. A primeira é a atmosfera das aparências, em que no meio de um mundo desigual, existem atitudes boas, mas mascaradas por interesses ruins. A segunda é a da maldade nua e crua, com violência explícita sem filtros. Intrigante não?

A produção impressionou os avaliadores do 20º Prêmio Jaguatirica, promovido de forma virtual pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), e o filme venceu em dezembro de 2020 a categoria "Produto Estrangeiro", voltado para produções audiovisuais acadêmicas de fora da Unimep.

Erisíctron foi resultado do Projeto Integrador de Produção Audiovisual (espécie de trabalho de conclusão de curso) desenvolvido  no segundo semestre de 2020 pelos alunos  de Produção Audiovisual da FIB Amanda Lopes Amaro, Gabriel de Castro Gomes, Northon Augusto Amaral, Paulo Victor Vieira Marques e Thomas Fernando da Silva.

"Nosso objetivo era trabalhar em um curta-metragem usando a cor como principal ferramenta de linguagem", conta Gabriel de Castro Gomes. "Estamos em um tempo difícil para organizar festivais e apresentar nossos trabalhos e é sempre muito bom ter esse retorno positivo e essa oportunidade de ter contato com outros estudantes de audiovisual para compartilhar conhecimento e nossos trabalhos",  comemora ele.

O projeto dos alunos foi orientado pelo professor Bruno Jareta. "Ao vencer uma categoria em uma premiação com curadoria externa, de outra cidade e que integra diferentes agentes do setor audiovisual, é concretizado o reconhecimento artístico e técnico de obras produzidas pelo discentes da FIB. O prêmio, além de comprovar a excelência das produções dos alunos, estimula novos e criativos projetos", avalia Jareta.


Ficha técnica de Erisíctron

Amanda Amaro: Direção, Ilustração e animação

Gabriel de Castro Gomes: Animação, edição e design de som

Northon Domingues: Fotografia

Paulo Victor: Produção e Fotografia

Thomas Fernando: Roteiro

 

►Assista ao curta-metragem Erisíctron (classificação indicativa: 18 anos)

►Conheça o curso de Produção Audiovisual da FIB.


Equipe de criação do curta Erisíctron.

 







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: