Facebook Pixel Fallback
Produção Audiovisual FIB: documentário do prof. Rene Lopez recebe menção honrosa em festival internacional

Produção Audiovisual FIB: documentário do prof. Rene Lopez recebe menção honrosa em festival internacional

Longa-metragem fala sobre educação inclusiva a partir das diferentes vozes do processo educacional - pais de alunos, professores da rede pública e especialistas.





Por Selma Miranda 


“Nós queremos a inclusão de nosso filho, que ele frequente a escola regular, como toda criança. Ele tem capacidade para isso. Só que a inclusão hoje não acontece.”

 “Meu filho quer se formar, quer ser alguém na vida, é um direito dele. Quero e espero respeito da escola”.

“Temos na sala de aula a criança real, com toda sua história de vida.”

Essas falas são algumas das que aparecem no documentário “Não me esqueci de você”, dirigido pelo professor do curso de Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) Rene Lopez. Elas são de pais de crianças com desenvolvimento atípico (como Transtorno do Espectro Autista e deficiência visual) e também de gestores da área.

A obra, de 2018, acaba de receber uma menção honrosa no Festival Assim Vivemos- evento internacional de filmes sobre deficiência, realizado nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília entre os meses de setembro e dezembro de 2021.

"Não me esqueci de você" é um documentário longa-metragem sobre educação inclusiva, que ouve diferentes vozes do processo educacional - pais de alunos, professores da rede pública e especialistas  - e busca sensibilizar sobre a responsabilidade social e política da inclusão de alunos com deficiência na educação básica.

Sobre a inspiração para criação da obra, Rene explica: “Como professor vivenciei experiências que me inquietaram sobre a necessidade de refletir sobre os processos educacionais. Somos todos diferentes. Temos características, comportamentos e capacidades que são únicas e a maioria dos processos educacionais ainda não levam em conta essa singularidade do sujeito”, diz.

“O filme recebe o nome ‘Não me esqueci de você’ em alusão à importância de mantermos viva a necessidade de debater sobre melhorias dos processos de inclusão na educação. Receber uma menção honrosa em 2021 por uma obra de 2018 significa que estou contribuindo para manter vivo este importante debate. O filme nasceu com esse objetivo e espero que ele possa fomentar ainda muitas reflexões e movimentações para que possamos alcançar processos educacionais mais inclusivos",  explica Rene.

O documentário pode ser assistido de forma gratuita na página da Cinemateca Digital Bauruense ou no You Tube, e conta com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Equipe de produção

Rene Lopez - Direção

Paula Marques - Produção

Conrado Dacax - Direção de Fotografia

Bruno Jareta - Edição

Luciana Polini Lopes - Consultora Pedagógica

Leonardo de Oliveira - Ass. de Produção e Op. de Câmera

                                                             "Não me esqueci de você" foi gravado em 2018, na cidade de Bauru (SP).
 






Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: