O dia 08 de janeiro, foi a data escolhida para que os alunos do 2° ano do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) apresentassem o evento dos países, que constitui a atividade prática do Trabalho Integrado de Promoção de Países (TIPP). Mas desta vez, devido às restrições de circulação impostas pela pandemia, a atividade ocorreu de forma virtual.
A agência Peça Chave (dos alunos Guilherme Tavares, Larissa Rodrigues, Laura Neco, Luiza Campaneli, Mateus Souza e Selton Torqueti) apresentou a Nova Caledônia: território da França na Oceânia, um arquipélago com uma área uma área de 18.575 km2 .
A agência Terra (formada pelos estudantes Arthur Bento, Dhara Peralta, Larissa Tatiane, Leticia Capoano, Lucas Gonzaga e Matheus Bomfim) falou sobre Ruanda, país montanhoso localizado no continente africano, com um território montanhoso e sem saída para o mar.
Já a equipe da agência Pistachio (dos alunos Ana Laura Heleno, Enrico Fernandes, Isabela Soriano, Julia Garcia, Marco Galeskas, Vida Neuber e Victor Ramos) divulgou a Sardenha: uma ilha do mar Mediterrâneo ocidental que fica em uma região autônoma da Itália.
"Essa edição do TIPP Foi um grande desafio. A expectativa dos alunos era, como na tradição, que o evento fosse presencial. Mas diante do cenário, a alternativa foi a realização da modalidade virtual", destaca a professora Elaine Moraes, da disciplina de Eventos.
"Apesar das limitações da modalidade virtual, os alunos usaram a criatividade para proporcionar aos participantes uma imersão no país. Foram utilizados filtros com imagens, passaporte para a viagem virtual e vídeos. Uma das agências apresentou a moda do país por meio de um desfile realizado pelos próprios alunos. Teve também sorteio de um press kit com uma massa pré-assada e os ingredientes para sua preparação, típica da gastronomia local. Algumas agências prepararam e entregaram na casa dos professores que estavam diretamente envolvidos na atividade, um press kit, contendo alimentos típicos do país. Outro diferencial foi o feedback obtido instantaneamente a partir dos comentários dos participantes pelo chat e dos comentários ao vivo dos professores presentes", explica Elaine.
Outro ponto fundamental para o sucesso do evento, de acordo com a docente, foi a colaboração dos professores Nicholas Grassi, Tainah Veras e Fernando Geloneze, que auxiliaram os estudantes nas etapas de criação, redação e web. As agências contaram também com o apoio da coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Angélica Santini, que contribuiu de forma expressiva durante todo o processo de planejamento e organização do evento. Além disso, os demais professores, mais uma vez, prestigiaram as apresentações.
Sobre a experiência de apresentar o TIPP de maneira on-line, o aluno Victor Ramos, da agência Pistachio, avalia: "Foi realmente um desafio, nós sempre esperamos por este trabalho, já havíamos até tido algumas ideias e ao ter que adaptar tudo para o ambiente on-line foi um choque nas expectativas e até nas ideias, mas conseguir fazer esse trabalho foi uma realização pessoal e acadêmica, por conseguir superar todos os empecilhos, se adaptar nessa realidade e conseguir desempenhar toda a nossa proposta seguindo os protocolos de segurança e de forma eficiente. Acredito que todos saímos muito melhores após essa experiência e animados para o que ainda vem aí", finaliza o estudante.
O evento dos países compõe o Trabalho Integrado de Promoção de Países (TIPP), que se trata de uma ação integrada das disciplinas de Planejamento de Comunicação e Eventos, ministradas pelas professoras Angélica Santini e Elaine Moraes, respectivamente, aos alunos do 2° ano do curso de Publicidade e Propaganda.
Normalmente, a atividade ocorre no campus da FIB , em uma noite bastante aguardada pelos alunos do curso, e pode ser assistida por todos os públicos.
Organizados em agências, os estudantes desenvolvem o planejamento de comunicação, que é apresentado a uma banca de professores, sob a coordenação da Professora Angélica. Nesta edição, a banca foi composta pelos professores Nicholas Bruggner Grassi, Fernando Geloneze, Tainah Ferrari Veras, Elaine Moraes e Angélica Santini e o planejamento foi apresentado no dia 4 de janeiro.
Como uma das ferramentas propostas, os estudantes planejam e organizam um evento promocional. Na disciplina de Eventos, eles trabalham na promoção de países pouco conhecidos. Para isso, tematizam as salas, apresentam histórias, curiosidades, cultura e culinária dos locais. A intenção é trazer países que exijam mais pesquisa que outros já famosos por seus roteiros turísticos e o desafio é despertar nos participantes o desejo de conhecer outras nações a partir de suas peculiaridades.
___
___