Capacitar e instrumentalizar profissionais da saúde para atender indivíduos adultos e idosos, de forma integral, além de valorizar a formação acadêmica no cuidado humanizado e integral à saúde de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes são os principais objetivos da especialização Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, oferecida pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (FMB).
Dois profissionais recém-formados (2020) em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) foram aprovados no referido curso de pós-graduação da FMB, na área da Fisioterapia Hospitalar e Ambulatorial. João Victor Duarte e Beatriz Savian terão bolsa de R$ 1.044,70 e vão precisar se dedicar exclusivamente ao curso durante os 12 meses de duração do mesmo.
"Me preparei fazendo um cronograma de estudos e estudando duas horas por dia. Assisti muitas lives e muitas aulas. Eu fui monitor na FIB e tinha bastante publicações na Jornada Científica. Isso me ajudou muito porque, além de contar como experiência acadêmica, o aprendizado foi gigantesco ", avalia João.
Já Beatriz conta que participou de diversos eventos durante toda a graduação, tanto na FIB quanto em outras instituições. "Mas no último ano, com as dicas dos meus professores e também pelo edital, que foquei no que poderia cair no processo", diz ela.
O processo seletivo da especialização foi composto por uma prova objetiva de 50 questões de múltipla e também pela avaliação e arguição do currículo dos candidatos. A lista dos aprovados no processo foi divulgada na primeira semana de fevereiro.
"Eu fiquei muito feliz quando soube da minha aprovação, porque a partir dali, daria início a minha formação profissional na área que eu mais gosto da Fisioterapia", revela João. "Fiquei emocionada e muito feliz em saber que todo esforço valeu a pena", comemora Beatriz.
João destaca como fundamental o apoio dos docentes de Fisioterapia da FIB durante o processo: "Desde o início, sempre que tínhamos dúvidas o professor Célio e a professora Roberta estavam lá nos auxiliando. Mas como um todo o curso de Fisioterapia-desde a coordenação e todos os professores- ajudaram de alguma forma", destaca o pós-graduando.
Parabéns João e Beatriz, desejamos muito sucesso nesta nova etapa profissional!