Facebook Pixel Fallback
Estudantes de Nutrição participam da final do Concurso Cultural de Culinária

Estudantes de Nutrição participam da final do Concurso Cultural de Culinária

Os três grupos escolheram preparar pratos doces, com um ingrediente típico brasileiro. Eles usaram batata doce, maracujá e banana.





Por Selma Miranda


Na noite desta quarta-feira (14/10), quem passou por perto do laboratório de Técnica e Dietética das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) pôde sentir o aroma de chocolate derretido e de bolo saindo do forno.

É que o local recebeu a etapa final da primeira edição do Concurso Cultural de  Culinária promovido pelo curso de Nutrição da FIB.

Os três grupos concorrentes começaram a cozinhar às 19h10, após o anúncio de que o ingrediente surpresa que deveriam incorporar em suas receitas seria o chocolate.

ÀS 20h30, os pratos estavam finalizados e prontos para serem degustados. A Comissão Julgadora foi composta por Helerson de Almeida Balderramas (avaliador e articulista gastronômico), Juliethe Mardones Falcão (nutricionista e consultora técnica da Humana Alimentar), Raíssa Tessarolli Cruz (nutricionista e proprietária da empresa MR Padroniza) e Mariana Mastroti Crescioni (nutricionista e também proprietária da MR Padroniza).

A cada proposta degustada, os jurados avaliavam e atribuíam pontos a itens como originalidade, apresentação, sabor, textura e aroma.

Enquanto a somatória da pontuação era feita pela Comissão Organizadora do Concurso, os participantes puderam então revelar a autoria dos pratos e falar sobre suas criações para os jurados.

“Todas as propostas apresentadas aqui hoje têm potencial para estar na vitrine das melhores docerias da cidade”, destacou o articulista gastronômico Helerson de Almeida.

A coordenadora do curso de Nutrição da FIB, profa. Débora Tarcinalli  Souza, foi a responsável por anunciar os vencedores:

1° lugar: Izabela Estorino de Oliveira Maia, Natalia Laura Silva Sanches e Denise Luz. Categoria Graduação em Nutrição. O grupo preparou a receita “Batata Doce Cake de Morango, uma espécie de cupcake que utilizou a batata doce como base para a massa.

2° lugar: Guilherme Aparecido Ribeiro Menezio. Categoria Graduação em Nutrição. O estudante executou a receita “Imperatriz da Paixão”, massa folhada recheada com mousse de maracujá.

3° lugar: Gabrielly Cristine da Rosa. Categoria Graduação em Nutrição. A aluna fez a receita “Brownie Saudável”, com uso da banana como ingrediente principal.


Além de receberem um certificado pela participação no Concurso, os finalistas foram presenteados com brindes dos patrocinadores Casa do Biscoito, Centro de Nutrição Funcional, Dona Granola, Fito Natureza, Humana Alimentar, Nutrimarket e Vitafor.

“Nosso maior desafio foi a questão de ser uma competição e também lidar com toda a ansiedade até chegar esse dia, conta a estudante Denise Luz. “Foi uma experiência única, que vai agregar muito para nós como futuras nutricionistas”, destaca Natalia Laura. Para a aluna Izabela Estorino, a disputa foi uma oportunidade de enfrentar o receio de estar diante dos jurados. “O nosso maior medo era participar e ter a sensação de que seria como um ‘Master Chef’, com pessoas que iriam apenas julgar a gente , mas não, na verdade foi totalmente diferente, eles agregaram muito no nosso conhecimento”, comemora Izabela.

“Independente do resultado, todos foram vencedores, cada um dentro dos seus limites e suas dificuldades, eles ultrapassaram tudo isso e apresentaram receitas belíssimas, saborosas e com uma apresentação impecável”, avalia a coordenadora de Nutrição Débora Tarcinalli. “Tenho orgulho de ter finalizado, junto com os docentes e discentes, esse concurso com a superação das nossas expectativas", reflete a coordenadora.

 

Relembre

Pela primeira vez, o curso de Nutrição das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) promoveu o seu Concurso Cultural de  Culinária. As inscrições para o evento foram abertas no dia 15 de setembro.

Os competidores tinham como desafio preparar uma receita doce ou salgada com um ingrediente típico brasileiro, utilizando alimentos in natura ou minimamente processados.

O concurso teve como objetivo explorar a cultura brasileira por meio da culinária.



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: