Facebook Pixel Fallback
Entrevista: egressa de Gestão de Recursos Humanos da FIB conta como se tornou tech recruiter de uma das empresas de tecnologia mais competitivas do mercado

Entrevista: egressa de Gestão de Recursos Humanos da FIB conta como se tornou tech recruiter de uma das empresas de tecnologia mais competitivas do mercado

Monique Paiva de Souza trabalha na Tray, organização que oferece plataforma de e-commerce para empreendedores on-line.





Por Selma Miranda


A área de Recursos Humanos (RH) é para quem gosta de planejar  e gerenciar.  É para quem gosta de treinar e desenvolver as competências com foco no  principal ativo das empresas: as pessoas.

Na era digital, esse setor tornou-se uma peça estratégica nos processos responsáveis por alavancar o crescimento dos negócios e otimizar a rotina das empresas.  Estudiosos da área apontam que os processos mediados pela tecnologia vieram para ficar,  como o uso da inteligência artifical, de plataformas on-line de recrutamento e a gameficação.

A gestora de RH Monique Paiva de Souza é um exemplo do impacto dos processos virtuais no exercício profissional da área. Ela fez o curso superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos nas Faculdades Integradas de Bauru  e também a pós-graduação em Gestão de Pessoas da FIB.

Hoje, Monique trabalha 100% em home office (independente do período de pandemia) e com processos de seleção totalmente on-line. Ela é   Tech Recruiter na Tray, unidade de e-commerce do Grupo Locaweb, que é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado.  

Acompanhe o bate-papo que tivemos com a profissional sobre a construção de sua carreira na área de RH.

***

FIB: Fale um pouco sobre sua trajetória após concluir a graduação:

Monique Paiva de Souza: Fiz estágio em uma consultoria de recursos humanos e foi meu primeiro contato com recrutamento. Depois, fui para área administrativa e fazia algumas vagas comerciais. Em julho de 2020, tive a oportunidade de fazer uma consultoria em uma empresa de outsourcing. Ali, foi meu primeiro contato com a tecnologia e logo me apaixonei. Fiquei por seis meses recrutando e criando ações para a empresa.
Tive curiosidade em aprender mais e fiz um curso focado em tech recruiter. Na sequência, explodiram as vagas de TI e vi uma grande oportunidade para me destacar.

 

O que é Tech Recruiter?

MPS: Tech recruiter ou recrutador técnico, é o profissional que recruta pessoas no setor de TI, com base em habilidades técnicas. É necessário o conhecer os tipos de linguagens de programação, bibliotecas, frameworks e ferramentas para realizar um bom recrutamento.


Como se inseriu no  recrutamento na área de tecnologia?

MPS: Através de uma oportunidade de recrutamento em outsourcing. Foi muito desafiador e diferente do que estava acostumada. Senti a necessidade ( e curiosidade) de estudar a área, pois vi o crescimento do mercado e logo pensei: 'Quem vai recrutar essa galera?'
Comecei a fazer cursos e alguns "freelas" para aprendizado. E hoje atuo como Tech Recruiter na Tray.


Conte um pouco de sua rotina de trabalho. O que faz na Tray?

MPS: Faço alinhamento de perfil com gestores, divulgação de vagas em canais estratégicos, gestão da plataforma de ATS, muito hunting, triagem de candidatos, agendamento, entrevista comportamental, técnica e feedback. Acompanhamento no período de experiencia e colaboro nas ações de melhoria para jornada do colaborador e outras rotinas da área de R&S.


Você trabalha de forma permanente em home office certo? E os processos de recrutamento e seleção, também são on-line?

MPS: Sim, trabalho totalmente em home office e vou continuar assim mesmo após a pandemia. Realizo todos os contatos e entrevistas 100% on-line.


Qual seu maior desafio profissional?

MPS: Meu maior desafio é encontrar profissionais qualificados, pensando questões técnicas e comportamentais.
Outro desafio, é me manter atualizada. As necessidades mudam com velocidade e preciso estar atenta. Encaro como minha missão proporcionar a melhor experiencia para as pessoas. A área humana e técnica se complementam e eu sigo cada vez mais apaixonada! Posso dizer que me encontrei.


Monique Paiva: "A área humana e técnica se complementam e eu sigo cada vez
mais apaixonada! Posso dizer que me encontrei."

***

→Conheça a graduação em Recursos Humanos da FIB.







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: