De 10 a 16 de outubro, a aluna do curso de Educação Física das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Letícia Gomes dos Santos Belorio, participou do Campeonato Mundial Junior (Sub-20) de Polo Aquático. A disputa foi realizada na cidade de Netanya, em Israel.
Letícia, que é atleta da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) no mês de setembro, junto a outras 12 jogadoras.
A estudante da FIB foi a capitã da Seleção na competição e marcou dois gols para o Brasil. O time brasileiro terminou sua participação no Mundial na 9º colocação- ao vencer a Argentina por 11 a 8.
“Me sai bem, essa foi minha última convocação na Seleção de base , então aproveitei, todos os jogos entrei forte, dando o meu melhor, indo pra cima, com vontade de fazer gol e defender. Dei 100% de mim”, avalia Letícia.
“Penso que no Brasil falta muito investimento no esporte, ainda mais no Polo, que não é tão visível. Ficamos em uma boa colocação para o Brasil, imagina se investissem mais, se dessem mais apoio. Nós bateríamos de frente com os times da Europa, aponta a atleta.
Bauruense, Letícia entrou para a ABDA aos 9 anos, encaminhada pela Casa da Criança. Aos 14 anos, já estava na Seleção Brasileira de Polo Aquático, quando jogou o Campeonato Sul-Americano Sub-17 na Venezuela e sagrou-se campeã junto ao time feminino.
Desde 2015, Letícia já conquistou diversos títulos na Seleção. “Ser atleta não é fácil, tem que ter comprometimento com os treinos e com os estudos. Para mim essa parte no começo era difícil, porque tinha que treinar e eu estava cansada. Se ficasse cinco dias viajando por conta dos campeonatos, tinha que correr atrás das matérias. Então, era uma rotina puxada, mas aos poucos fui me acostumando, aprendendo a lidar", conta a jovem que hoje tem 20 anos.
Letícia é estudante do 2° ano de Educação Física da FIB e segundo ela, a formação tem impactado de forma positiva sua carreira como atleta. “O curso me ensinou a ver algumas coisas de outro jeito, a ter mais conhecimento, ter um cuidado com a minha saúde mental como atleta, como ajudar a geração mais nova que está vindo, a sempre buscar coisas novas”, conta ela.
Títulos da Letícia pela Seleção Brasileira:
-Campeã no Sul-Americano Juvenil Sub-17, na Venezuela (2015);
-4º lugar no Pan-Americano Sub-18, na Jamaica (2015);
-Campeã no Sul-Americano Sub 16, na Colômbia (2016);
-Medalha de bronze no Pan-Americano Sub-19, no Canadá (2016);
-Campeã no Sul-Americano Sub-18, na Colômbia (2017);
-Medalha de prata no Pan-Americano Sub-18, no Peru (2017);
-Medalha de Prata no Pan-Americano Sub-19, nos Estados Unidos (2018);
-4º lugar na Copa UANA, no Brasil (2019);
-Campeã no Sul-Americano Sub-18, no Chile (2019);
-Medalha de bronze no Pan-Americano Adulto, no Peru (2019);
-Campeã Sul-Americana em Buenos Aires, Argentina (2021);
-Participação em três Mundiais: adulto na Hungria (2017), sub-20 em Portugal (20219) e sub-20 em Israel (2021).
→Conheça o curso de bacharelado em Educação Física da FIB.
→Conheça o curso de licenciatura em Educação Física da FIB.