A segunda edição do “Concurso de Ideias para Arquitetos do Futuro” premiou na noite desta terça-feira (23/04) as melhores propostas de um projeto residencial adequado e seguro para os idosos.
O evento foi realizado no Auditório das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), e contou com a presença de estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo, dos patrocinadores e dos competidores.
A comissão julgadora foi composta pelos arquitetos e urbanistas Eduardo Pinto, Gabriela Simom, Monique Bordin, Priscila Priori e Yves Saraiva. Cada um deles compartilhou com o público sua trajetória profissional e a importância da participação em concursos da área.
“Você se desafiar é muito importante, buscar sempre a superação e estar atento às necessidades, seja dos concursos ou clientes, é muito importante”, destacou Priscila Priori.
Em seguida, os estudantes Gabriel Rodrigues da Silva e Guilherme Fernando Muro (campeões da edição 2018 do concurso), falaram sobre as oportunidades e aprendizados com a participação no evento.
Os vencedores foram anunciados pelos patrocinadores Rafael Tavares, da Tektron, e Mariana da Matta, do estúdio de Pilates Forma & Saúde.
Na Categoria 1: Alunos que concluíram o ensino médio ou ensino técnico em escolas públicas ou privadas, os vencedores foram:
1° lugar: Gabriela Cecília Marques Carvalho (escola Luiz Castanho).
2° lugar: Bianca Missae Janini Miyazaki (colégio Dinâmico).
3° lugar: Natália Santos (Embraer Casemiro- Botucatu).
Já na categoria 2: Alunos que concluíram em 2018 o 1º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, os vencedores foram:
1° lugar: Caroline Gobbi Nardini Correa (Unesp).
2° lugar: José Carlos Nolastro Júnior (FIB).
3° lugar: Danieli Vasconcelos Vitti (FIB).
De acordo com a professora Dra. Paula Valéria Chamma, da comissão organizadora do concurso, a categoria 1 foi disputada por estudantes das escolas Luiz Castanho de Almeida, Dinâmico, José Aparecido Guedes de Azevedo, Benedito Gebara e Embraer Casimiro Montenegro Filho (de Botucatu).
Já a categoria 2 recebeu inscritos da FIB, da Universidade do Sagrado Coração (USC), da Unesp, Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP, de Marília) e do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB, de Poços de Caldas).
Paula Chamma explica também que os trabalhos foram julgados de acordo com critérios como criatividade, originalidade, funcionalidade, segurança, conforto e estética de uma casa segura para os idosos.
Os participantes que conquistaram o 1° lugar foram premiados com uma viagem patrocinada pela Arquitravel Viagens e Turismo, para um destino de viagem de estudo de Arquitetura. Os demais vencedores receberam brindes da Tektron e Forma & Saúde.
O concurso
As inscrições para a 2ª edição do “Concurso de Ideias para Arquitetos do Futuro” foram abertas no dia 12 de dezembro de 2018. Com o tema “Casa Segura”, a competição tem como objetivo escolher a melhor proposta para um projeto residencial que seja seguro e adequado para os idosos.
A disputa é promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).
A participação é aberta para duas categorias de estudantes:
Categoria 1: Alunos que concluíram o ensino médio ou ensino técnico em escolas públicas ou privadas em 2018 ou aqueles estejam regularmente matriculados em 2019 no último ano do ensino médio/técnico.
Categoria 2: Alunos que concluíram em 2018 o 1º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo- em instituições de ensino superior públicas ou privadas- ou aqueles que estejam regularmente matriculados para o 2º ano do curso em 2019.
Desafios
Os participantes inscritos na categoria 1 deverão criar um vídeo educativo com uma dica de como evitar acidentes domésticos dentro de casa. A duração do vídeo deve ser de, no máximo, 30 segundos.
Já a meta da categoria 2 será criar um vídeo que apresente um projeto para uma casa segura para idosos (de no máximo 100m2). O vídeo deverá ter no máximo 1 minuto.
A inscrição para o “Concurso de Ideias para Arquitetos do Futuro” é gratuita e deve ser feita pelo link abaixo até 25 de março de 2019.
Após inscritos, os participantes terão até o dia 30 de março de 2019 para hospedar o vídeo no Youtube (no perfil “privado”) e enviar o link para o e-mail: concursodeideias@fibbauru.br . Depois disso, o concorrente irá receber um código de identificação que substituirá o nome dele durante o concurso.
A escolha dos vencedores acontecerá no dia 23 de abril de 2019. Os vídeos serão apresentados em evento organizado pela FIB, ocasião em que a comissão julgadora fará a escolha do melhor vídeo em cada uma das duas categorias concorrentes.