2019 já é um dos anos mais importantes da história das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). No dia 21 de maio, a instituição recebeu o relatório do Ministério da Educação (MEC) que avaliou o curso de Fisioterapia com a nota máxima 5 (em uma escala que vai de 1 a 5).
A apreciação coloca o curso da FIB entre os 7 melhores de todo o estado de São Paulo, entre instituições de ensino superior públicas e particulares.
“Eles avaliam três dimensões, corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico”, explica a coordenadora de Fisioterapia, profa. Cintia Zacaib Silva.
“Temos disciplinas no curso que são diferenciais para Bauru e região, como a de ‘Fisioterapia Aplicada às Disfunções Crâniomandibulares’ e a de 'Terapias Manuais e Alternativas'", completa a coordenadora.
Outro elemento apontado pelo MEC é aproximação do curso com o SUS, por meio de estágios que ocorrem na alta complexidade (nos hospitais) e também na baixa complexidade (nas UBSs e em estratégias de saúde da família), com trabalhos de prevenção.
Já o corpo docente é formado em sua maioria por mestres e doutores, com pesquisas e publicações na área. Os professores trabalham a interdisciplinaridade e desenvolvem atividades inovadoras em sala de aula.
A Clínica de Fisioterapia instalada no campus também foi destacada pelos avaliadores. “Ela é muito completa e conseguimos atender diversas áreas da Fisioterapia aqui mesmo, dentro da faculdade”, afirma Cintia. “Atendemos ortopedia, esportiva, neurologia, pediatria, hidroterapia, saúde da mulher, saúde do homem, temos a área de dermatofuncional e ambulatório de cardiorrespiratória”, acrescenta a docente.
“O parecer do MEC apontou que nós temos uma formação tradicional, que prepara os alunos para o mercado de trabalho e não temos aula à distância, indo contra a corrente do que outras instituições estão fazendo. A FIB acredita na educação tradicional, que será o diferente no mercado em relação ao que se está formando hoje na área da saúde”, avalia a coordenadora.
A professora Cintia Zacaib Silva está à frente do curso de Fisioterapia da FIB há 13 anos. Sobre a nota 5 conquistada no dia 21 de maio, a docente ressalta: “Foi um esforço em conjunto do corpo docente, que é muito unido e abraça a causa de sermos diferentes mesmo, de fazer o diferente em Bauru”.
Se interessou? O processo seletivo para ingresso no curso de Fisioterapia da FIB é anual. O vestibular tradicional ocorrerá em 19 de outubro de 2019.