No dia 28 de setembro, a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) promoveu a 30ª edição do Festival Universitário de Publicidade, o Fest'UP Tendências. O evento, que é um dos maiores do país na área, reúne centenas de estudantes de comunicação do país.
O Fest'UP ocorreu na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na capital paulista, e contou com 23 palestrantes, todos nomes importantes e de destaque do setor.
No período de inscrições para o evento, as instituições de ensino superior puderam inscrever um trabalho (apenas um) de alunos do curso de Publicidade e Propaganda para concorrer ao "Desafio Fest´UP Tendências"- um concurso de cartazes.
As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) participaram do Desafio com um cartaz confeccionado pelos alunos Willian Pereira Lima dos Santos e Wesley Azevedo Santos, do 3° ano de Publicidade e Propaganda (saiba mais sobre o curso aqui).
O trabalho dos meninos foi apontado pelo júri interno da APP Brasil como uma das cinco melhores propostas dentre todas as peças enviadas.
Os cinco cartazes finalistas foram expostos e divulgados no dia 28 de setembro, na edição 2019 do Fest'UP. "Foi realmente surpreendente estar no shortlist, porque o cartaz ficou exposto em um evento em que diversas pessoas da área circulam, seja aluno, professor ou publicitário, e escutamos alguns apontamentos em relação a ele que agregaram bastante", conta Willian. Já Wesley comemora: "Me deu um ânimo para desenvolver mais projetos e participar de eventos".
A criação
O regulamento do concurso indicava que a peça inscrita deveria focar, por meio de uma peça conceito, a base da campanha publicitária do Fest'Up Tendências 2020. Os concorrentes precisavam pensar na ideia de cartaz e desdobramentos possíveis, principalmente em mídias digitais.
"O processo de criação foi bem engraçado, fizemos mais de 10 versões diferentes do cartaz, decidimos seguir a linha de tecnologia e representar a conectividade dos dias atuais", explica Wesley.
Com relação ao conceito, Willian menciona a centralidade do elemento "olho" presente no trabalho: "Cada pessoa define a sua tendência, a partir do modo que enxergamos, então a ideia era reforçar a importância do olho na peça e a conexão dele com todos os fatores que vão nos influenciar na criação de algo".
Curso e alunos de excelência
Sobre a participação do estudantes no concurso, o professor do curso de Publicidade e propaganda da FIB, Paulo Nascimento, explica que concurso de cartazes faz parte da programação do Festival e já é bastante tradicional. "Os professores da FIB, através de um trabalho interdisciplinar, propõem a participação dos alunos e orientam o processo de criação".
A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FIB, professora Angélica Santini, fala com orgulho dos discentes: "Essa conquista é resultado de toda a dedicação e talento dos alunos primeiramente, bem como da soma de esforços do corpo docente que sempre incentiva e apresenta as melhores técnicas e tendências para que os estudantes estejam antenados com as exigências do mercado de trabalho", avalia Angélica.