Facebook Pixel Fallback
Cursos da FIB conquistam 59 estrelas no Guia da Faculdade 2022

Cursos da FIB conquistam 59 estrelas no Guia da Faculdade 2022

A pesquisa considerou aspectos como corpo docente, projeto didático-pedagógico e infraestrutura.




No dia 04 de novembro, o jornal O Estado de S. Paulo e a startup Quero Educação lançaram a edição do Guia da Faculdade 2022, a maior pesquisa de opinião sobre o ensino superior brasileiro.

O resultado da avaliação considera aspectos como corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos); projeto didático-pedagógico (características da proposta de ensino do curso) e infraestrutura (características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos).

Ao final da avaliação, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos:

-5 estrelas: excelente;

-4 estrelas: muito bom;

-3 estrelas: bom;

-Não estrelado: cursos que obtiveram nota menor que 2,50 ;

-Não avaliados: cursos que não atenderam a pelo menos um dos três critérios: ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura; ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020) e ter ao menos uma turma em andamento.

As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) tiveram 17 cursos estrelados no Guia da Faculdade 2022:

Arquitetura: 4 estrelas

Farmácia: 4 estrelas

Biomedicina: 4 estrelas

Fisioterapia: 4 estrelas

Produção Audiovisual: 4 estrelas

Direito: 4 estrelas

Educação Física: 4 estrelas

Publicidade e Propaganda: 4 estrelas

Administração: 3 estrelas

Design: 3 estrelas

Agronomia: 3 estrelas

Ciências Contábeis: 3 estrelas

Enfermagem: 3 estrelas

Engenharia Civil: 3 estrelas

Engenharia de Produção: 3 estrelas

Nutrição: 3 estrelas

Psicologia: 3 estrelas

Os cursos superiores de Gestão de Recursos Humanos e de Ciências da Computação não foram avaliados. Nesta edição, o Guia trouxe uma novidade: foram avaliados pela primeira vez os cursos tecnológicos, cursos superiores de menor duração voltados para o mercado de trabalho.

O desempenho da FIB no Guia comprova sua vocação em oferecer o que há de melhor em ensino superior. A Faculdade têm se destacado no Centro-Oeste Paulista por  seu corpo docente de excelência e pelo investimento contínuo na infraestrutura demandada por cada um de seus cursos.  A FIB recebeu a  nota  4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)- indicador de qualidade  do Ministério da Educação (MEC) que  avalia a o ensino superior com notas de 1 a 5. As instituições com 4 e 5 são consideradas excelentes. A nota 4 no IGC coloca a FIB dentre as 15% melhores faculdades do país  e  como a faculdade* mais bem avaliada de Bauru. 

Todos esses elementos reunidos reforçam o Projeto Pedagógico e Institucional da FIB, cujo foco é potencializar as capacidades humanas e sociais, criando um verdadeiro time de pessoas realizadas e bem preparadas para atuar em todas as dimensões da vida.

Localizada em um campus com 300 mil m², a FIB dispõe de 64 laboratórios e de mais de 150 professores doutores, mestres e especialistas.  Possui também um conjunto poliesportivo com 5 mil m², academia de ginástica, quadra de Beach Tennis, centro de convivência, espaços para vivências e aulas ao ar livre, estacionamento com portaria, controle de entrada e saída, cerca elétrica, seguranças e ainda 400 m² de estacionamento coberto para motos.

 

Como é a avaliação?

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o Estadão e a startup da área educacional Quero Educação.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. No total, mais de nove mil professores e coordenadores de curso participaram como avaliadores do Guia.

Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham.

Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para os seguintes aspectos de cada curso:

-Qualidade do projeto pedagógico;

-Qualidade do corpo docente e

- Qualidade da infraestrutura.


*Saiba a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade.


→Conheça todos os cursos de graduação da FIB.







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: