A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich/ UFMG) lançou agora em abril o e-book Produção de sentido na cultura midiatizada.
A obra traz reflexões teórico-epistemológicas e pesquisas empíricas fundamentadas nos princípios da semiótica, em suas várias correntes, nas relações entre comunicação e experiência estética e nos estudos sobre narratividade, discursividade e efeitos de sentido.
Organizada por Laan Mendes de Barros, José Carlos Marques e Ana Silvia Médola, o e-book conta com 21 textos com qualificadas perspectivas de estudo sobre a produção de sentido.
Bruno Jareta, docente dos cursos de Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e de Design das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), é autor de um dos capítulos do livro. Em "Audiovisual interativo: linguagem, tecnologia e mediação entre sujeitos e dispositivos", Jareta analisa a interatividade nas mídias audiovisuais na perspectiva teórica da semiótica discursiva.
"O objetivo foi examinar os impactos das inovações tecnológicas no audiovisual interativo para entender os processos que regem a produção de sentido na comunicação mediada por dispositivos como smartphones, tablets e televisão", explica o docente.
Bruno é doutor em Comunicação pela Unesp se dedica ao estudo de temas como interatividade, realidade virtual e aumentada, jogos eletrônicos, televisão, narrativas e convergência midiática.