Na manhã deste sábado (10), alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) e de outras instituições de ensino participaram de uma aula prática aberta de sondagem de solos.
A atividade foi conduzida por Adriano de Abreu Egydio, da Bauru Sondagem. Os participantes aprenderam a realizar o ensaio SPT (Standard Penetration Test ou Ensaio de Sondagem à Percussão), com o propósito de caracterizar o solo que servirá como parte de um elemento de fundação e obter os índices de resistência na penetração do solo. Adriano de Abreu também explicou como algumas empresas apresentam o desvio da norma em seus relatórios.
“O objetivo dessa aula foi demonstrar a importância de se fazer a sondagem de solos para escolha correta da fundação”, conta a coordenadora do curso de Engenharia Civil da FIB, professora Elaine Camera. “É importante que os alunos participem de atividades como essa para que, depois de formados, no dia a dia da profissão, eles façam a etapa de sondagem de solos, pois sem ela há um superdimensionamento da fundação”, completa a docente.