Na última sexta-feira (12/04), foi realizada a cerimônia de premiação do 1° Concurso Polimáquinas de Design Universitário.
O desafio apresentado, em março, aos estudantes de Design era o seguinte: desenvolver um projeto de identidade visual moderno e inovador para uma nova impressora de embalagens da empresa.
O evento dessa sexta ocorreu na sede da empresa, no Distrito Industrial Domingos Biancardi, e durante sua fala, o diretor da Polimáquinas Marcos Rodrigues de Mello destacou a importância da parceria com as instituições de ensino superior (IES) e de sua satisfação com os resultados.
Estiveram presentes na cerimônia os alunos de Design participantes do concurso, funcionários da empresa e docentes de Design da FIB, Unesp e USC. A FIB foi representada pela coordenadora do curso de Design, Susy Amantini, e pela professora Jacqueline Gonçalves de Castro.
A comissão julgadora dos projetos foi composta por funcionários da empresa, convidados do Senai e por dois professores de Design.
O grupo de estudantes que levou o primeiro lugar foi formado por cinco estudantes, da FIB, da USC e da Unesp. “Nós trabalhamos um shape moderno, inovador, com soluções para os problemas que foram apresentados”, conta Vinícius Paiva Valério, aluno de Design da FIB, integrante da equipe vencedora.
Já o grupo dos alunos da FIB Marlon Soares dos Santos e de Lucas Ferreira Néri (que também contava com outros três estudantes da USC e Unesp) apresentou a proposta de uma forma octogonal, para transmitir a ideia de robustez da máquina. “Nós também reforçamos a marca, colocando o logo e o modelo da máquina em evidência, conta Lucas”. O grupo levou o 2° lugar no concurso.
Sobre a importância da participação nesta ação, o aluno da FIB Henrique Kiyoshi Nakayama destaca: “Foi muito interessante conhecer pessoas novas, cada um tem um jeito de trabalhar e essa troca foi muito interessante, vou usar essa experiência para o mercado de trabalho, levar isso no meu currículo”. O grupo de Henrique ficou com o 3° lugar.
Segundo Marcos Mello, os três projetos vencedores serão aproveitados pela empresa.
“O concurso tem um valor imenso enquanto trabalho colaborativo, típico das startups”, destaca a professora Jacqueline Gonçalves de Castro. “É uma oportunidade de visualização no mercado e inclusive um aluno nosso foi selecionado para participar de um processo de estágio na Polimáquinas”.
O concurso
Em março, a Polimáquinas lançou o 1.º Concurso Polimáquinas de Design Universitário para estudantes dos cursos de Design da FIB, Unesp, Unip, USC, IESB e FIB.
A proposta era que os alunos, acompanhados por um mentor da empresa, desenvolvessem um projeto de identidade visual moderno e inovador para uma nova impressora de embalagens da empresa.
As etapas do concurso envolveram apresentação da proposta, formação de grupos mistos (ou seja, cada grupo criado contou com estudantes das diferentes IES) visita técnica, mentoria, entrega do projeto e premiação.
A Polimáquinas é uma empresa bauruense que se destaca no cenário latino-americano na confecção de máquinas de corte e solda para embalagens plásticas flexíveis.