Facebook Pixel Fallback
Professores de Audiovisual da FIB e coletivo Plano Conjunto produzem documentário em parceria com o Sesc

Professores de Audiovisual da FIB e coletivo Plano Conjunto produzem documentário em parceria com o Sesc

A obra integra o projeto "Cartografias Possíves", que busca conhecer e mapear iniciativas artísticas, culturais, esportivas, sociais e de saúde em Bauru e região.






Por Selma Miranda


Cartografia é o estudo que atua na concepção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. Mais que a representação física, a cartografia é utilizada para ilustrar a realidade social, econômica, histórica e cultural. Ela desempenha importante papel na compreensão de fenômenos sociais e geográficos.

Inspirado nestes significados, o Coletivo Plano Conjunto, que reúne produtores de Bauru, realizaram o documentário "Cartografias Possíveis" (26min 58s). A obra foi lançada no dia 16 de dezembro de 2020.

O documentário apresenta as perspectivas de cinco iniciativas convidadas que atuam em cidades diferentes do centro-oeste paulista: Casa do Hip Hop (Bauru), Raízes do Baobá (Jaú), Pachamama (Bauru), CSA Demétria (Botucatu) e Instituto Shanti (Bauru). O filme acompanha agentes locais que atuam em ações culturais, sociais e de saúde, sinalizando fluxos, escutas e diálogos entre elas.

Três docentes do curso de Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) integraram a equipe de produção do doc. O professor Bruno Jareta assinou o roteiro (junto à Paula Marques). A produção executiva e montagem ficou com a professora Liene Saddi.  Já o professor Rene Lopez dirigiu as entrevistas, fez a mixagem, trilha original, operação de câmera e captação de som direto. O ex-aluno de Produção Audiovisual, Conrado Dacax, foi o responsável pelas imagens aéreas e também pela operação de câmera e som direto.

"O audiovisual é um potente caminho para apresentar histórias inspiradoras e contribuir com transformações sociais", destaca Bruno Jareta. "Ensinamos no curso de Produção Audiovisual que devemos aproveitar esse potencial artístico e comunicativo dos filmes, e foi essa a intenção da equipe do documentário: a de repensar da nossa organização social e modo de vida e propor reflexões a partir de um produto audiovisual. Entendemos que projetos como esse enriquecem a experiência profissional dos docentes e abrem perspectivas de atuações para os alunos", explica o docente.

A iniciativa do doc integra o projeto Cartografias Possíveis do Sesc. A proposta do projeto é, conhecer e mapear as iniciativas e os agentes que atuam em ações artísticas, culturais, esportivas, sociais e de saúde em Bauru e na região na qual a cidade está inserida. 

 

Equipe técnica 

Confira a equipe técnica completa responsável pela produção do documentário:

Direção: Plano Conjunto - Coletivo de Produtores Audiovisuais de Bauru

Roteiro: Bruno Jareta e Paula Marques

Produção Geral: Mariana Vita

Produção Executiva: Liene Saddi

Direção de Entrevistas: Rene Lopez

Direção de Fotografia e Grading: Denis Augusto

Montagem: Liene Saddi

Videografismo e Assistência de Edição: André Turtelli Poles

Operação de Câmera e Som Direto: Conrado Dacax, Denis Augusto e Rene Lopez

Imagens aéreas: Conrado Dacax

Mixagem e Trilha Original: Rene Lopez

 

 ►Assista ao documentário Cartografias Possíveis.


    No destaque, os professores da FIB Bruno Jareta, Liene Saddi e Rene Lopez.






Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: